Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1008542
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Solos - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 12-Fev-2015
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: MARCHIORO, E.
FERNANDES, N. F.
MACEDO, J. R. de
BHERING, S. B.
GONCALVES, A. O.
PRADO, R. B.
Informaçães Adicionais: EBERVAL MARCHIORO, UFES; NELSON FERREIRA FERNANDES, UFRJ; JOSE RONALDO DE MACEDO, CNPS; SILVIO BARGE BHERING, CNPS; ALEXANDRE ORTEGA GONCALVES, CNPS; RACHEL BARDY PRADO, CNPS.
Título: Modelagem da produção de sedimentos usando cenário ambiental alternativo no noroeste do Rio de Janeiro - Brasil.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: Geografias, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 54-70, 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Código Florestal Brasileiro.
Conteúdo: A região Noroeste Fluminense (RJ) tem passado por profundas transformações em seu uso e ocupação do solo, sem preocupação com práticas de manejo e conservação adequadas, o que ocasiona intensos processos erosivos. Como consequência, tem-se o aumento da produção de sedimentos, causando sérios danos aos recursos hídricos e contribuindo para o empobrecimento do solo. Em função desse quadro, este estudo visa simular o efeito de um cenário ambiental ideal, utilizando o reflorestamento nas áreas estabelecidas pelo artigo 2º do Código Florestal Brasileiro (CFB) na produção média de sedimentos e na concentração de sólidos em suspensão na água do canal da bacia do córrego Santa Maria, entre o período de 2005 a 2007. Esta bacia experimental localiza-se no município de São José de Ubá, no noroeste fluminense. Para a modelagem da produção de sedimentos e da CSS, foi utilizado o modelo matemático Soil and Water Assessment Tool (SWAT), versão 2005, devido à sua base física e capacidade de simular cenários ambientais. Para a modelagem, utilizou-se o Modelo Digital de Elevação (MDE), dados cartográficos de uso e cobertura da terra atual e do cenário ambiental com o CFB, da espacialização das classes de solos e suas características físico-hídricas, bem como dados climáticos e hidrossedimentológicos diários e mensais para calibração e validação. Os resultados evidenciaram que o cenário ambiental, utilizando o reflorestamento, conforme o CFB, minimiza a produção de sedimentos e a concentração de sólidos em suspensão na água do canal da bacia do córrego Santa Maria, em relação ao cenário ambiental atual.
Thesagro: Bacia Hidrográfica
Reflorestamento.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Modelagemdaproducao.pdf487,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace