Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1009514
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Solos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 24-Fev-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: ALENCAR NETO, J. P. de
CARDOSO, J. A. F.
LIMA, A. M. N.
CUNHA, T. J. F.
HERNANI, L. C.
Informaçães Adicionais: JOAQUIM PEREIRA DE ALENCAR NETO, UNIVASF; JOSÉ ALBERTO FERREIRA CARDOSO, UNIVASF; AUGUSTO MIGUEL NASCIMENTO LIMA, UNIVASF; TONY JARBAS FERREIRA CUNHA, CPATSA; LUIS CARLOS HERNANI, CNPS.
Título: Atributos químicos de um neossolo quartzarênico sob cultivo de mangueira irrigada na região do vale do submédio São Francisco.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 43., 2014, Campo Grande, MS. Estratégias para a redução do custo Brasil no agronegócio: trabalhos. Jaboticabal: Associação Brasileira de Engenharia Agrícola, 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Uso do solo
Semiárido.
Conteúdo: A região nordeste tem se destacado no cenário nacional como uma das principais regiões produtoras de manga, tendo o eixo formado pelos municípios Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), localizado no Vale do Submédio São Francisco, como o principal produtor de manga. Mudanças aceleradas do tipo de uso da terra vêm sendo observadas no Brasil, em que áreas onde antes existia vegetação nativa estão sendo cada vez mais substituídas por diferentes tipos de usos, tal como o cultivo de mangueira. Assim, o presente trabalho teve por objetivo avaliar o impacto do cultivo de mangueira irrigada em relação à caatinga nativa em algumas propriedades químicas de um Neossolo Quartzarênico da região de Petrolina-PE. Nas áreas sob mangueira irrigada e caatinga nativa foram coletados, em faixas, 10 pontos georeferenciados para cada tratamento nas camadas de 0-10 e 10-20 cm. Após preparo das amostras, foram determinados os teores de macronutrientes (P, K, Ca e Mg) e micronutrientes (Cu, Fe, Zn e Mn). Os dados obtidos foram submetidos à análise descritiva e teste t de Student (p < 0,05). O cultivo da mangueira irrigada resultou em aumento nos teores dos macronutrientes e micronutrientes disponíveis, com exceção ao Fe.
Thesagro: Química do Solo.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CONBEA20141.pdf238,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace