Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1009518
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 24-Fev-2015
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: NEVES, P. A. P.
KATO, O. R.
PEREIRA, M. J. P.
Informaçães Adicionais: PRISCILA ALCONE PERES NEVES, ALUNA UFPA; OSVALDO RYOHEI KATO, CPATU; MARIA JEANIRA PINTO PEREIRA, Comunidade Campo Limpo.
Título: Evidência de redesenho dos agroecossistemas em uma comunidade de agricultores familiares hortícolas do Nordeste do Pará.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: Cadernos de Agroecologia, v. 9, n. 4 , nov. 2014.
Idioma: pt_BR
Notas: Anais do SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DA AMÉRICA DO SUL, 1; SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL, 5.; ENCONTRO DE PRODUTORES AGROECOLOGICOS DE MATO GROSSO DO SUL, 4.; SEMINÁRIO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS EM BASES AGROECOLOGICA DE MATO GROSSO DO SUL, 1., 2014, Dourados.
Palavras-chave: Transição agrecológica.
Conteúdo: O estudo pressupõe que os agroecossistemas produtores de hortaliças da Comunidade Campo Limpo, município de Santo Antônio do Tauá, região Nordeste Paraense foram redesenhados e que esta ocorrência é evidente. A metodologia baseou-se em coleta e tratamento dos dados, no qual os indicadores de transição foram utilizados na obtenção do índice de transição agroecológica (ITA). Este índice gerou um conceito qualitativo empregado para definir em qual (is) unidade (s) de produção de hortaliças o redesenho do agroecossistema era evidente. A análise dos dados utilizou as ferramentas MS-Excel e MS-Word. Os resultados demonstraram que o conceito de evidência de transição agroecológica foi atribuído a sete das nove as unidades de produção de hortaliças estudadas, as demais receberam o conceito máximo. Assim, concluiu-se que o redesenho do agroecossistema foi considerado evidente nas unidades de produção de hortaliças 1 e 8.
Thesagro: Agricultura Familiar
Horticultura.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
16819684801PB.pdf187,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace