Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1009544
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 24-Fev-2015
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: SOUSA, F. F.
ANDRADE, J. P.
KATO, O. R.
NEVES, J. L. G. de S.
MERCÊS, G. S. B.
MARTINS, T. L. B.
Informaçães Adicionais: FAGNER FREIRES SOUSA, PÓS-GRADUANDO UFPA; JOSIELE PANTOJA ANDRADE, PÓS-GRADUANDA UFPA; OSVALDO RYOHEI KATO, CPATU; JORGE LUCAS GONÇALVES DE SOUZA NEVES, PÓS-GRADUANDO UFPA; GEYSELE SANTA BRÍGIDA MERCÊS, PÓS-GRADUANDA UFPA; THIAGO LUAN BESSA MARTINS, PÓS-GRADUANDO UFPA.
Título: Diversificação da produção e transição agroecológica: uma experiência com SAF na várzea do Rio Capim - PA.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: Cadernos de Agroecologia, v. 9, n. 4 , nov. 2014.
Idioma: pt_BR
Notas: Anais do SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DA AMÉRICA DO SUL, 1; SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL, 5.; ENCONTRO DE PRODUTORES AGROECOLOGICOS DE MATO GROSSO DO SUL, 4.; SEMINÁRIO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS EM BASES AGROECOLOGICA DE MATO GROSSO DO SUL, 1., 2014, Dourados.
Palavras-chave: Sistema agroflorestal
Soberania alimentar
Transição agroecológica
SAF.
Conteúdo: Os impactos negativos da agricultura convencional são apontados por diversos estudos, levando a proposições de modelos ecológicos e sistêmicos, como a agroecologia. Busca-se analisar os aspectos relacionados à transição agroecológica a partir de uma experiência com adoção de sistema agroflorestal no município de São Domingos do Capim - PA. Para a coleta de dados utilizou-se a caminhada transversal e entrevistas não-diretivas. A análise dos dados baseou-se em princípios da pesquisa qualitativa. A partir da análise da experiência pode-se inferir que o sistema de produção está em constante processo de transição agroecológica e social-agroecológica. A fundação da APEPA e ação desta refletem algumas características das dimensões política e socioeconômica-cultural da agroecologia. O SAF contribui para a diversidade de espécies e complexidade do agroecossistema e dos serviços ambientais, o que reflete a dimensão ecológica.
Thesagro: Segurança Alimentar.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
16733677901PB.pdf340,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace