Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1009603
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 24-Fev-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: MARTINEZ, M. G.
CHALKIDIS, H. de M.
OLIVEIRA JUNIOR, R. C. de
MOURÃO, R. H. V.
SILVA, A. M. da
FREITAS NETO, F. A. de
MARTINELLI, L. A.
CAMARGO, P. B. de
Informaçães Adicionais: MELISSA GASTE MARTINEZ, CENA/USP; HIPÓCRATES DE MENEZES CHALKIDIS, Faculdades Integradas do Tapajós; RAIMUNDO COSME DE OLIVEIRA JUNIOR, CPATU; ROSA HELENA VERAS MOURÃO, UFPA; ANA MOURA DA SILVA, Instituto Butantan; FRANCISCO ALVES DE FREITAS NETO, CPATU; LUIZ ANTÔNIO MARTINELLI, CENA/USP; PLÍNIO BARBOSA DE CAMARGO, CENA/USP.
Título: Comparações ambientais de Bothrops atrox na Amazônia Oriental.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE PESQUISAS CIENTÍFICAS DA FLORESTA NACIONAL DO TAPAJÓS, 2., 2014, Santarém. Anais... Santarém: Instituto Chico Mendes, 2014.
Páginas: p. 66-89.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Ambientes
Isótopos estáveis.
Conteúdo: A região de Santarém (PA) está relacionada com 92% dos acidentes ofídicos, dos quais 20% foram considerados graves. Através do uso da metodologia dos isótopos estáveis do carbono-13 (13C) e do nitrogênio-15 (15N), pretende-se verificar se as variações dos hábitos e fontes alimentares existentes nos diferentes ambientes e usos de solo na Amazônia, neste caso áreas de floresta, savana e pastagem, influenciam na composição isotópica das serpentes encontradas nestes ambientes, de forma a auxiliar estudos de correlação, com a variabilidade de seus venenos. As serpentes, assim como as suas possíveis presas, foram coletadas nos três ambientes, através de três métodos de coleta ? encontro ocasional, busca ativa e armadilhas de interceptação e queda ? e tiveram os seus tecidos analisados isotopicamente. Ainda serão realizadas mais coletas de serpentes e de suas fontes alimentares e essas amostras dos diferentes ambientes também serão analisadas isotopicamente. Supõe-se que as diferentes fontes alimentares nos diferentes ambientes serão isotopicamente distintas, com reflexo na composição isotópica dos tecidos das serpentes. Caso se confirme tais hipóteses este estudo contribuirá para o conhecimento da ecologia da serpente e seu uso dos ambientes, ainda pouco relatados, como para o aprimoramento futuro dos soros antiofídicos e diminuição das seqüelas geradas pelos acidentes.
NAL Thesaurus: Serpentes.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Flonap66.pdf1,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace