Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1010505
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 3-Mar-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SILVA, G. F. da
LUCENA, C. A. de O.
SOUSA, T. M. L. de
PESSOA, J. M.
MAIA, M. da S.
MAIA, J. J. A.
MOURA, C. E. B. de
Informaçães Adicionais: GIZELE FONSECA DA SILVA; CLÁUDIO AVELINO DE OLIVEIRA LUCENA; TÉCIO MARLOS LOURENÇO DE SOUSA; JONATAS MARTINS PESSOA; MARCIANE DA SILVA MAIA, CPATSA; JOSÉ JUSSIER AQUINO MAIA; CARLOS EDUARDO BEZERRA DE MOURA, UFRN.
Título: Efeito da adição de catalase no diluidor de sêmen de garanhões da raça Pônei brasileiro.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 24., 2014, Vitória. A Zootecnia fazendo o Brasil crescer. Vitória, ES: UFES, 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Citometria de fluxo
Sêmen de garanhões
Pônei brasileiro.
Conteúdo: O objetivo desse estudo foi avaliar por citometria de fluxo o efeito da catalase sobre a integridade da membrana plasmática (IMP) dos espermatozoides durante resfriamento do sêmen de garanhões da raça pônei brasileiro. Foram realizadas coletas de sêmen, semanalmente, de cinco animais, clinicamente sadios e em bom estado nutricional, perfazendo um total de 10 amostras por animal. Após a colheita, o ejaculado foi dividido em duas alíquotas e diluído para uma concentração de 25 milhões de espermatozoides/mL, utilizando o diluidor comercial BotuSÊMEN® (leite desnatado, glicose, conservantes, excipientes e antibióticos segundo o fabricante) aditivado ou não com catalase (200 U/ml). A IMP foi avaliada utilizando-se os fluorocromos iodeto de propídio (IP) e diacetato de carboxifluoresceína (DIC). As subpopulações de espermatozoides foram estabelecidas pela coloração, onde as células coradas com DIC eram os espermatozoides vivos, as coradas com IP os espermatozoides mortos, e as com dupla coloração, os espermatozoides moribundos. A porcentagem de espermatozoides vivos foi significativamente maior quando diluidor foi aditivado com catalase (68,56 ± 10,23 x 80,23 ± 17,38; p < 0,05) Conclui-se que a catalase está correlacionada positivamente com a preservação da integridade da membrana plasmática de espermatozoides de garanhões da raça Pônei Brasileiro.
Thesagro: Produção animal
Cavalo
Raça
Espermatozóide.
NAL Thesaurus: Animal production
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcieane.pdf403,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace