Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1010664
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2005
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: REIS, R. J. dos
GUIMARAES, D. P.
COELHO, C. W. G. A.
PAIXAO, G. M. da
BAPTISTA, E. A.
Additional Information: RUIBRAN JANUÁRIO DOS REIS, PUC Minas, Belo Horizonte, MG.; DANIEL PEREIRA GUIMARAES, CNPMS; CARLOS WAGNER G. A. COELHO, CEMIG; GERALDO MOREIRA DA PAIXAO, CEMIG.; EMERSON AUGUSTO BAPTISTA, PUC MINAS, Belo Horizonte, MG.
Title: Análise espacial do período chuvoso em Minas Gerais.
Publisher: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA, 11., 2005, São Paulo. Geografia, tecnociência, sociedade e natureza: anais. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2005.
Language: pt_BR
Keywords: Precipitação pluviométrica
Description: Este trabalho analisa os dados provenientes de séries pluviométricas de 430 estações no Estado de Minas Gerais, Brasil. Das estações analisadas, 192 tiveram períodos compreendidos entre 30 e 65 anos de medições e o restante com mais de 50 anos. Após proceder à análise de consistência dos dados, foram elaborados mapas de precipitação média anual, mapas do início do período chuvoso, término e duração. Os resultados mostram que as áreas de menores índices pluviométricos são as de maior risco de déficit hídrico, isto é, possuem má distribuição das precipitações ao longo do ano. As regiões de maiores incidências de chuvas de alta intensidade são o Triângulo Mineiro, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Vale do Rio Doce e Zona da Mata. Dentre essas, apenas a região do Triângulo Mineiro não apresenta relevo acidentado. O período chuvoso em Minas Gerais começa nas regiões oeste, sul e Triângulo (primeira e segunda semana de outubro). O período chuvoso na região nordeste começa somente na segunda semana de novembro e o término acontece nas duas primeiras semanas de março. O trabalho é de grande importância para a agricultura de Minas Gerais, oferecendo subsídios para os agricultores, agentes financeiros e investidores.
Thesagro: Clima
Climatologia
Temperatura
Chuva
Precipitação pluvial
Data Created: 2015-03-05
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Analiseespacial.pdf5,75 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace