Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1010671
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Soja - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2014
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ROLLA-SANTOS, A. A. P.
GOMES, D. F.
MEGÍAS, M.
OLLERO, F. J.
HUNGRIA, M.
Additional Information: UFPR; US - UNIVERSIDADE DE SEVILLA ESPANHA; US - UNIVERSIDADE DE SEVILLA ESPANHA; MARIANGELA HUNGRIA DA CUNHA, CNPSO.
Title: Expressão do gene de nodulação nodD2 de Rhizobium tropici estirpe CIAT 899T sob estresse osmótico e indução por flavonoide.
Publisher: In: ENCONTRO NACIONAL DE MICROBIOLOGIA AMBIENTAL, 14., 2014, João Pessoa.
Language: pt_BR
Keywords: Rizobio
Description: Bactérias conhecidas coletivamente como rizóbios estabelecem simbioses com leguminosas, formando estruturas específicas, os nódulos, onde ocorre o processo de fixação biológica do nitrogênio, de grande importância para a agricultura e para o meio ambiente. O processo de nodulação é regulado por genes denominados nod, noe e nol, que em uma etapa inicial, quando induzidos por flavonoides, sintetizam moléculas de oligossacarídeos lipoquitínicos, conhecidas como fatores Nod ou LCOs. A síntese dos fatores Nod está sob controle do gene regulatório nodD. Identificar e analisar genes envolvidos na regulação da biossíntese dos fatores Nod propicia uma maior compreensão dos mecanismos dessa interação planta/bactéria. No genoma de Rhizobium tropici CIAT 899, microssimbionte do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.), foram identificados cinco genes nodD. Um desses genes, nodD2, foi descrito como repressor da nodulação em outras estirpes de rizóbios, mas ainda não há informações sobre o seu papel em R. tropici. Neste estudo foi realizada a mutagênese dirigida do gene nodD2, seguida pela verificação da expressão gênica, via RT-qPCR (PCR quantitativo em tempo real), desse gene na estirpe mutante e na selvagem. As estirpes foram submetidas a tratamentos com NaCl 300mM, KCl 300mM (sais descritos como relacionados à produção de fatores Nod em R. tropici) e indução com o flavonoide apigenina (flavonoide indutor de R. tropici e liberado pela planta hospedeira, o feijoeiro), em câmara de crescimento por 18 h à 28°C. O RNA das culturas foi extraído e o estudo teve como normalizador o gene de RNA ribossomal 16S; a análise estatística foi realizada com o auxílio do programa REST 2009 v.2. Verificou-se expressão gênica significativa nos tratamentos com NaCl 300mM, KCl 300mM e apigenina somente na estirpe selvagem. Esses resultados indicam que o gene nodD2 é ativado na presença dois sais NaCl e KCl e de apigenina e que desempenha um papel na nodulação da planta hospedeira.
Thesagro: Gene
Data Created: 2015-03-05
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPSO)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace