Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1010752
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Informática Agropecuária - Capítulo em livro científico (ALICE)
Data do documento: 5-Mar-2015
Tipo do Material: Capítulo em livro científico (ALICE)
Autoria: PIEROZZI JUNIOR, I.
SOUZA, M. I. F.
TORRES, T. Z.
OLIVEIRA, L. H. M. de
QUEIROS, L. R.
Informaçães Adicionais: IVO PIEROZZI JUNIOR, CNPTIA; MARCIA IZABEL FUGISAWA SOUZA, CNPTIA; TÉRCIA ZAVAGLIA TORRES, CNPTIA; LEANDRO HENRIQUE MENDONÇA DE OLIVEIRA, CNPTIA; LEONARDO RIBEIRO QUEIROS, CNPTIA.
Título: Gestão da informação e do conhecimento.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: MASSRUHÁ, S. M. F. S.; LEITE, M. A. de A.; LUCHIARI JUNIOR, A.; ROMANI, L. A. S. (Ed.). Tecnologias da informação e comunicação e suas relações com a agricultura. Brasília, DF: Embrapa, 2014. Cap. 12.
Páginas: p. 235-258.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Tecnologias da informação e comunicação
Gestão da informação
Gestão de dados.
Conteúdo: O capítulo está dividido em seis seções, além desta introdução. Na segunda seção, é apresentado um embasamento conceitual que contextualiza a GI e a GC no âmbito das necessidades organizacionais da Embrapa, destacando como a Embrapa Informática Agropecuária contribui para atendê-las. Na seção três, discute-se como dados, informação e conhecimento são concebidos e como se alinham aos processos de GD, GI e GC da Embrapa. Nesta seção, ainda, argumenta-se sobre a necessidade de se pensar dados, informação e conhecimento a partir de uma abordagem sistêmica e holística, para além da visão dualista e reducionista, quase sempre predominante nos processos tecnológicos em curso na Empresa. Nas seções quatro e cinco, são apresentadas e discutidas as metodologias e tecnologias voltadas à interoperabilidade semântica, bem como para a criação e transformação de espaços digitais, adequando-os ao ambiente virtual de intensa mobilidade social e tecnológica, em curso na sociedade atual. Assim, nas seções quatro e cinco aborda-se um fenômeno atual de grande impacto sociocultural e econômico, além de tecnológico, cuja centralidade reside nas pessoas. Nessas seções, ainda, as tecnologias móveis, em especial, os dispositivos como os telefones celulares, smartphones e tablets - enquanto instrumentos preponderantes de transformação socioeconômica e cultural - são colocados de forma crítica, para que se apresentem como solução de inclusão social, e não como simples aparatos tecnológicos com fins de adoção para alavancar e propagar o consumo acrítico de informação e conhecimento. Cabe salientar que as metodologias apresentadas nas seções quatro e cinco não são as únicas propostas de soluções de TI desenvolvidas pela Embrapa Informática Agropecuária, no escopo da sua competência. Entretanto, a escolha recaiu sobre aquelas metodologias que melhor se assentam no tripé conceptivo que orienta a busca de entendimento transversal entre tecnologias, processos e pessoas. Esta tríade representa o fio condutor rumo às ?tecnologias do conhecimento social?, como menciona Aranha Filho (1995). E, porque também é somente a partir de um entendimento indissociável sobre estes três constructos que se torna possível pavimentar as vias seguras e sustentáveis que levarão a Embrapa a compreender e gerir ativos tão estratégicos como a informação e o conhecimento. Por fim, a seção seis dedica-se à discussão dos principais resultados e conclusões em termos de ganhos com a atuação da Embrapa Informática Agropecuária na busca de soluções de TI para a GD, GI e GC para a Embrapa. A seção sete arrola as referências bibliográficas utilizadas para embasar a construção do capítulo.
Thesagro: Gestão do Conhecimento.
NAL Thesaurus: Information technology
Information
Knowledge
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Capítulo em livro científico (CNPTIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
capitulo1208514.pdf5,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace