Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1011326
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Agrossilvipastoril - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 12-Mar-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: RIEGER, F. A.
ZOLIN, C. A.
MAGALHAES, C. A. de S.
PAULINO, J.
FARIAS NETO, A. L. de
MENEGUCI, J. L. P.
Informaçães Adicionais: F. A. Rieger, UFMT-SINOP; CORNELIO ALBERTO ZOLIN, CPAMT; CIRO AUGUSTO DE SOUZA MAGALHAES, CPAMT; JANAINA PAULINO, UFMT-SINOP; AUSTECLINIO LOPES DE FARIAS NETO, CPAMT; JOAO LUIZ PALMA MENEGUCI, SPM E Rondonopolis.
Título: Perda de Água e Sedimentos em Diferentes Usos do Solo
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: INOVAGRI INTERNATIONAL MEETING, 2.;BRAZILIAN SYMPOSIUM ON SALINITY, 2.; BRAZILIAN MEETING ON IRRIGATION ENGINEERING, 2., 2014, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Inovagri, 2014. a701. 9 p.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Ilpf
Integração lavoura-pecuária-floresta
Conteúdo: No Brasil, um dos principais fatores de degradação dos solos é a erosão hídrica, amplificada na decorrência da interferência antrópica, por isso, a avaliação das perdas de solo nos processos de produção agrícola assume importância fundamental na escolha e adoção de práticas que visam minimizar sua degradação. Neste contexto o objetivo do trabalho foi avaliar o escoamento superficial, a perda de solo e as correlações entre o volume escoado superficialmente e o aporte de sedimentos em diferentes usos do solo. O presente estudo foi conduzido no campo experimental da Embrapa Agrossilvipastoril, município de Sinop (MT). Os tratamentos foram: a parcela com solo descoberto, parcela iLPF (integração lavoura, pecuária, floresta), com o componente arbóreo (eucalipto), parcela com eucalipto e parcela com lavoura (safra 2012/2013 com soja/milho). O solo foi classificado como Latossolo Vermelho Amarelo distrófico textura muito argilosa. O registro diário das chuvas ocorridas no período foi feito utilizando um pluviômetro digital e os valores obtidos foram utilizados na determinação do índice de Erosividade (EI30). Os dados de perda de sedimentos e água foram obtidos em parcelas de 132 m 2 , sendo 6 m de largura e 22 m de comprimento, delimitadas na parte superior e nas laterais por chapas galvanizadas munidas por calhas coletoras metálicas em seus limites inferiores. Para tanto, toda enxurrada escoada superficialmente era conduzida até a calha coletora, localizada na parte mais baixa da parcela, contando que as parcelas possuem declividade média de 1,5%. Os sedimentos grosseiros foram coletados em sacos de algodão e a perda de solo foi a contabilização da massa seca dos sedimentos grosseiros com o solo em suspensão. Como resultados pode-se concluir que maiores perdas de água não resultaram necessariamente em maiores perda de solo; e com exceção do tratamento sem cobertura vegetal (SSC), todos os demais tratamentos apresentaram perdas de solo menores do que o limite de tolerância anual.
Thesagro: Erosão
Conservação da água
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cpamt2014zolinperdaaguasedimentosusosolo.pdf542,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace