Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1011339
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Milho e Sorgo - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 13-Mar-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: KARAM, D.
SILVA, W. T.
VARGAS, L.
GAZZIERO, D. L. P.
Informaçães Adicionais: DECIO KARAM, CNPMS; WILTON TAVARES SILVA, UFSJ; LEANDRO VARGAS, CNPT; DIONISIO LUIZ PISA GAZZIERO, CNPSO.
Título: Levantamento de plantas daninhas presente nas culturas do milho e da soja nos Estados de Goiás e Minas Gerais.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DA CIÊNCIA DAS PLANTAS DANINHAS, 29., 2014, Gramado. A ciência das plantas daninhas em clima de mudanças: anais. [Londrina]: SBCPD, 2014.
Páginas: 5 p.
Idioma: pt_BR
Notas: Trabalho publicado também no 7º Seminário de Iniciação Científica PIBIC/BIC Júnior, 2014, Sete Lagoas.
Palavras-chave: Planta daninha
Conteúdo: A caracterização e o levantamento de espécies de plantas daninhas permite a identificação, quantificação da flora infestante, sua evolução na área e auxilia na tomada de decisão de controle das espécies. Com objetivo de fazer o levantamento floristico de plantas daninhas em regiões produtoras de milho e soja nos estados de Minas Gerais e Goias, foi conduzido no ano agrícola 2013/14 amostragens de plantas daninhas em áreas de produção destas culturas. A amostragem para a identificação e contagem das plantas foi realizada em cada área de estudo antes da aplicação dos herbicidas de pós-emergência, usando um quadro de 0.5 x 0.5m lançado aleatoriamente nas áreas de produção de soja e milho. Após a identificação e contagem das plantas daninhas foi realizada a análise da estrutura da comunidade das espécies por classificação de famílias presentes e número de indivíduos por espécies. Mapas foram elaborados com a densidade das plantas daninhas amostradas. Foram identificadas 55 espécies classificadas em 14 famílias sendo que, 41 delas foram registradas em Goiás e 48 em Minas Gerais. Digitaria insularis, Chamaesyce hirta, Commelina benghalensis, Euphorbia heterophylla e Cenhrus echinatus estavam presentes em diversas áreas sendo consideradas importantes em todas as regiões estudas. Conyza canadensis a principal espécie problemas encontrada nas regiões produtoras de grãos de Goiás e Minas Gerais.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Levantamentoplantas.pdf476,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace