Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1011400
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Clima Temperado - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 13-Mar-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: ZENI, R.
ROSA. D. P. da
PESINI, F.
FINCATTO, D.
BAMBERG, A. L.
MARTINAZZO, R.
SILVEIRA, C. A. P.
Informaçães Adicionais: ZENI, R., ifsul campos sertão; IFSUL CAMPOS SERTÃO; PESINI, F., IFSUL CAMPOS SERTÃO; IFSUSL CAMPOS SERTÃO; ADILSON LUIS BAMBERG, CPACT; ROSANE MARTINAZZO, CPACT; CARLOS AUGUSTO POSSER SILVEIRA, CPACT.
Título: Desenvolvimento de aveia branca em diferentes manejos fisicos e quimicos em nitossolo.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: CONGRESO LATINOAMERICANO DE LA CIENCIA DEL SUELO, 20.; CONGRESO PERUANO DE LA CIENCIA DEL SUELO, 16., 2014, Cusco. Educar para preservar el suelo y conservar la vida en la tierra: [anales]. Cusco: Sociedade Latinoamericana de la Sciencia del Suelo: Sociedade Peruana de la Sciencia del Suelo, 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Correção da acidez
Manutenção da cobertura
Melhoria física.
Conteúdo: A utilização de aveia como cobertura do solo manejado em sistema plantio direto vem sendo muito empregada no sul do Brasil, contudo, impedimentos físicos e químicos do solo limitam o seu desenvolvimento radicular. O objetivo desse trabalho foi avaliar a combinação de estratégias de melhoria física e química na semeadura sobre o desenvolvimento da aveia branca em Nitossolo Vermelho sob sistema plantio direto. Os tratamentos foram distribuídos em blocos ao acaso em esquema fatorial, possuindo como fator principal o manejo mecânico e secundário o manejo químico. Os manejos mecânicos empregados foram: o SPD7 ? Sistema de Plantio Direto com sulcador da semeadora atuando a 7 cm de profundidade, como Testemunha, e a 11 cm como SPD11, esse como estratégia de manutenção do SPD; e CM ? cultivo mínimo realizado com um subsolador, como estratégia de melhoria física, porém contra os ideais do SPD. Os tipos de manejo químico foram à adição na linha de semeadura, de calcário de xisto e de calcário dolomítico. Avaliou-se a produção de massa verde e seca e a concentração mineral de nitrogênio, cálcio, magnésio, cobre e zinco. O calcário de xisto disponibilizou mais minerais para aveia resultando em maior desenvolvimento da planta, expresso pela maior massa verde e seca, bem como, a estratégia de melhoria física na semeadura, o SPD11, quando comparado ao SPD7, no entanto, o CM foi o que apresentou as maiores concentrações e massa seca da parte aérea das plantas.
Thesagro: Solo.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPACT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ZenietalCongressoLatinoamericanodelaCienciadelSuelo.pptx.pdf298,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace