Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1011561
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 17-Mar-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: JESUS, K. R. E.
TORQUATO, S. A.
Título: Evolução da mecanização da colheita de cana-de-açúcar em São Paulo: uma reflexão a partir de dados do Protocolo Agroambiental.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: SIMPÓSIO DA CIÊNCIA DO AGRONEGÓCIO, 2., 2014, Porto Alegre. Cadeias globais e suprimento no agronegócio: anais. Porto Alegre: UFRGS, 2014. 5 p.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Sustentabilidade
Protocolo agroambiental
Conteúdo: Resumo: O sistema produtivo da cana-de-açúcar possui particularidades agronômicas com repercussões relevantes sobre o manejo da cultura. A lavoura é considerada cultivo semi-perene, pois uma vez instalada pode chegar a dez cortes sem a necessidade de renovação do canavial. As usinas e destilarias manejam suas lavouras por até cinco cortes em média. Com o advento do Protocolo Agroambiental firmado entre Governo e setor (UNICA e Orplana) e as vantagens associadas à mecanização, o setor canavieiro paulista iniciou uma jornada de mudança de um sistema de produção com uso da queima como forma de facilitar a colheita da cana-de-açúcar para um sistema de produção com uso de máquinas. Este processo trouxe várias consequências e impactos, tanto negativos como positivos para o setor. Este estudo tem por objetivo discutir algumas implicações da mecanização da colheita da cana-de-açúcar em relação a evolução da quantidade de colhedoras em São Paulo, e o impacto destas na região de Piracicaba, SP.
Thesagro: Cana de açúcar
Mecanização agrícola
NAL Thesaurus: Sugarcane
Mechanical harvesting
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014AA77.pdf503,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace