Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1011876
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio Ambiente - Capítulo em livro científico (ALICE)
Data do documento: 20-Mar-2015
Tipo do Material: Capítulo em livro científico (ALICE)
Autoria: PEREZ, N. B.
NEVES, M. C.
SISTI, R. N.
NUNES, C. L. R.
LEITÃO, F. M. da L.
Informaçães Adicionais: NAYLOR BASTIANI PEREZ, CPPSUL; MARCOS CORREA NEVES, CNPMA; RODISON NATIVIDADE SISTI, CPPSUL; Cleist Luiz Ribeiro Nunes, GRADUANDO URCAMP; Fabrício Machado da Luz Leitão, GRADUANDO URCAMP.
Título: Condutividade elétrica do solo e produtividade: uso no sistema de integração lavoura-pecuária para determinar zonas de manejo durante o cultivo de soja.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: BERNARDI, A. C. de C.; NAIME, J. de M.; RESENDE, A. V. de; BASSOI, L. H.; INAMASU, R. Y. (Ed.). Agricultura de precisão: resultados de um novo olhar. Brasília, DF: Embrapa, 2014.
Páginas: p. 252-259.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Sistema de integração lavoura-pecuária
Crop-livestock system
Conteúdo: Resumo: Dentro da Agricultura de Precisão, uma das estratégias propostas para tratar a heterogeneidade de uma parcela agrícola é o estabelecimento de zonas de manejo homogêneas. Pela facilidade de aquisição de dados e obtenção mapeamentos, a condutividade elétrica do solo tem sido sugerida como uma variável capaz de se correlacionar com fatores de produção, o que poderia ser uma alternativa para orientar o estabelecimento das zonas de manejo. O presente trabalho avaliou quatro conjuntos de dados obtidos em uma unidade de referência da Rede de Agricultura de Precisão, submetida a um sistema de integração lavoura-pecuária envolvendo a sucessão de cultivo de soja durante o verão e de pastagem de azevém durante o inverno. Dois deles relativos à produtividade da soja, obtida em anos contrastantes em disponibilidade hídrica, e outros dois relativos à condutividade elétrica do solo (CE), resultantes de aquisições com diferentes espaçamentos, em diferentes anos. A análise de correlação entre as variáveis mostrou uma forte correlação positiva entre as duas avaliações de CE e correlação positiva moderada, entre os dois levantamentos de produtividade. Entre a CE e a produtividade não houve nenhuma correlação, havendo oscilação nos níveis de produtividades de soja independentemente da variação da CE. Tendo em vista os resultados obtidos, conclui-se que as medidas de CE apresentam boa repetibilidade, mesmo com o espaçamento de 25 metros, considerado suficiente para captar a variabilidade existente. Por outro lado, as zonas de CE não foram efetivas para determinar as zonas de manejo na fase de cultivo de soja, cabendo ainda estudos para verificar a efetividade da CE em relação à variabilidade na produtividade do pasto.
Thesagro: Solo
Condutividade elétrica
NAL Thesaurus: Electrical conductivity
Soil
Integrated agricultural systems
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Capítulo em livro científico (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014CL09.pdf542,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace