Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1011954
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 20-Mar-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SILVA, T. A. da
SILVA, M. P. da
FEITOZA, E. de A.
RIBEIRO, M. de F.
SILVA, E. M. S. da
SIQUEIRA, K. M. de M.
KIILL, L. H. P.
Informaçães Adicionais: TAMIRES ALMEIDA DA SILVA, Bolsista; MARA POLINE DA SILVA, Bolsita; EDSÂNGELA DE ARAÚJO FEITOZA, Bolsista; MARCIA DE FATIMA RIBEIRO, CPATSA; EVA MÔNICA SARMENTO DA SILVA, UNIVAS; KÁTIA MARIA DE MEDEIROS SIQUEIRA, Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Juazeiro, BA; LUCIA HELENA PIEDADE KIILL, CPATSA.
Título: Avaliação da apifauna em áreas de cultivo e do entorno localizadas no Perímetro Irrigado do Salitre, Juazeiro, BA.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 9., 2014, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2014.
Páginas: p. 15-20
Série: (Embrapa Semiárido. Documentos, 261).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Diversidade local de abelhas
Apifauna.
Conteúdo: Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de comparar a apifauna de uma área cultivada de meloeiro (Cucumis melo L.) e sua área de entorno (Caatinga), visando registrar possíveis diferenças em relação à diversidade local de abelhas e a preferência das abelhas por cor de armadilha. O estudo foi realizado de junho de 2011 a março de 2014, no Perímetro Irrigado do Salitre, em Juazeiro, BA. As coletas foram realizadas quinzenalmente, utilizando-se pan traps (armadilhas de cores azul, amarela e branca). Em ambas as áreas, as armadilhas foram dispostas em formato triangular, com distância de 3 m entre elas, com cinco repetições, e espaçamento de 15 m. Também foram comparados os números de espécimes coletados pelas armadilhas de diferentes cores. Foram coletadas 1.689 abelhas, sendo as famílias Apidae, Halictidae e Andrenidae as mais representativas para as duas áreas avaliadas, correspondendo a 65% (n = 1.102), 20% (n = 341) e 13% (n = 211) do total amostrado, respectivamente. O maior número de espécimes foi registrado no pote azul, tanto para a área de cultivo quanto para o entorno, com 45,55% e 51,46%, respectivamente.
Thesagro: Caatinga
Melão
Cucumis Melo.
NAL Thesaurus: Apidae
Halictidae
Andrenidae
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Resumo01.pdf144,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace