Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1012951
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 8-Abr-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SILVA, M. P. da
FEITOZA, E. de A.
SILVA, E. M. S. da
RIBEIRO, M. de F.
SIQUEIRA, K. M. M. de
KIILL, L. H. P.
Informaçães Adicionais: MARA POLINE DA SILVA, Bolsista FUNBIO/MMA.; EDSÂNGELA DE ARAÚJO FEITOZA, Bolsista FUNBIO/MMA.; EVA MÔNICA SARMENTO DA SILVA, Professora da UNIVASF; MARCIA DE FATIMA RIBEIRO, CPATSA; KÁTIA MARIA MEDEIROS DE SIQUEIRA, Professora da Universidade Estadual da Bahia, Juazeiro, BA; LUCIA HELENA PIEDADE KIILL, CPATSA.
Título: Presença de abelhas melíferas (Apis mellifera) nos tipos florais de meloeiro em cultivo orgânico e convencional.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 9., 2014, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2014.
Série: (Embrapa Semiárido. Documentos, 261).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Polinizadores
Cultivo orgânico
Biologia floral
Melon.
Conteúdo: Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a presença da abelha Apis mellifera em flores de meloeiro (Cucumis melo) em diferentes tipos de cultivo e para verificar o comportamento do polinizador em decorrência do manejo da cultura, realizou-se este trabalho. As observações foram realizadas no Campo Experimental de Bebedouro, em Petrolina, PE, no período de 28 de setembro a 4 de outubro de 2012. Para as avaliações, foram montadas duas áreas, uma com plantio convencional e outra cultivada de forma orgânica, ambas com 0,2 ha com meloeiro do tipo amarelo, cultivar 10/00. Flores foram observadas nos horários de 9h, 12h e 15h, registrando-se a presença ou ausência de abelhas por tipo floral. Observou-se que, de modo geral, o cultivo orgânico apresentou valores superiores, nos três horários, na comparação com o cultivo convencional, quando avaliado o percentual de flores com a presença de Apis. Na contagem de 12h, foram registrados os maiores resultados, com 21 flores hermafroditas e 85 masculinas sendo visitadas pelas abelhas. No mesmo horário, foram registrados percentuais inferiores (n=9 e n=51, para flores hermafroditas e masculinas, respectivamente) para o cultivo convencional, o que pode ter sido ocasionado pelo tipo de manejo adotado na área.
Thesagro: Melão
Polinização
Abelha
Apis Mellifera
Cucumis Melo.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Resumo02.pdf100,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace