Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1013003
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 8-Abr-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: VITOR, A. B.
COSTA NETO, B. P. da
FERREIRA, J. D.
MARTINS, D. R. P. S.
CHAVES, A. R. de M.
AIDAR, S. de T.
MORGANTE, C. V.
Informaçães Adicionais: ALISON BORGES VITOR, Bolsista IC Facepe da embrapa Semiárido; BENJAMIM PEREIRA DA COSTA NETO, Bolsista Fapesb da Embrapa Semiárido; JOEMERSON DAMACENA FERREIRA, Bolsista IC Fapesb da Embrapa Semiárido; DANNIELLE ROSEANNE PEREIRA SANTOS MARTINS, Bolsista IC Fapesb da Embrapa Semiárido; AGNALDO RODRIGUES DE MELO CHAVES, CPATSA; SAULO DE TARSO AIDAR, CPATSA; CAROLINA VIANNA MORGANTE, CPATSA.
Título: Avaliação da resposta fisiológica de acessos de Manihot esculenta (Crantz) ao estresse hídrico e estabelecimento de protocolo para a extração de RNA total de folhas e raízes
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 9., 2014, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2014.
Páginas: p. 73-78.
Série: (Embrapa Semiárido. Documentos, 261).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Estresse hídrico
Acesso
Melhoramento genético.
Conteúdo: Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a resposta fisiológica de dois acessos de Manihot esculenta submetidos ao estresse hídrico, em plantas com 4 e 2 meses, e estabelecer um protocolo para a extração de RNA total de folhas e raízes. Foi realizado um experimento em casa de vegetação com 96 plantas dos acessos Cacau e 2020 do Banco de Germoplasma da Embrapa Mandioca e Fruticultura, distribuídas em três blocos casualizados. Foram medidos parâmetros de crescimento como expansão foliar, diâmetro do caule, altura da planta e a massa seca de folhas, caules, raízes e raízes comerciais. Foram também realizadas medidas do teor e fluorescência da clorofila. Observou-se que, no geral, o comportamento em resposta ao estresse hídrico é semelhante entre os dois acessos analisados, não havendo contrastes. Plantas de 4 meses mostraram-se ligeiramente mais suscetíveis ao estresse hídrico. Dentre os três protocolos testados para a extração de RNA total de folhas e raízes, aquele descrito por Gambino et al. (2008), com modificações, foi o que apresentou os melhores resultados.
Thesagro: Mandioca
Ácido Nucléico
Manihot Esculenta
RNA.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Resumo09.pdf128,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace