Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1013047
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 9-Abr-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: LOPES, M. de S.
DIAS, R. de C. S.
LUBARINO, P. C. da C.
SILVA, J. R.
OLIVEIRA, J. B. de
Informaçães Adicionais: MAURITSSTAD DE SOUZA LOPES, Estagiário da Embrapa Semiárido; RITA DE CASSIA SOUZA DIAS, CPATSA; PALOMA CLEMENTINO DA CRUZ LUBARINO, CPATSA; JOYCE REIS SILVA, Doutoranda da Universidade Federal Rural do Semi-Árido; JANDERSON BRITO DE OLIVEIRA, Estagiário da Embrapa Semiárido.
Título: Resistência à queima de alternaria em melancia.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 9., 2014, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2014.
Páginas: p. 7-84.
Série: (Embrapa Semiárido. Documentos, 261).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Variabilidade genética
Melhoramento genético
Watermelon.
Conteúdo: Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar, preliminarmente, quanto à reação a Alternaria cucumerina, seis genótipos de melancia (Citrullus lanatus (Thunb.) Matsum. & Nakai) oriundos do programa de melhoramento da Embrapa Semiárido (linha BGCIA 240, linha BGCIA 864 e quatro gerações resultantes de cruzamentos entre estas duas linhas: F1, F2, RC1 e F2RC1). Os experimentos foram conduzidos em telado e no Campo Experimental de Bebedouro, Petrolina, PE. Os genótipos foram dispostos em parcelas constituídas de oito a 20 plantas em delineamento inteiramente casualizado. Ao final do ciclo, as plantas foram avaliadas, utilizando-se de uma escala de notas que considerou a severidade da doença. A mesma variou de 0 a 4 (em que 0 = sem sintomas; 4= >50% 100% da área foliar com necrose). A severidade da doença variou em virtude do ambiente, sendo menor no ensaio desenvolvido em campo. A linha BGCIA 240 se destacou por apresentar a maioria das plantas (86%) com notas de 0 a 1 em telado. Os resultados indicaram variabilidade genética para resistência à A. cucumerina nas linhas BGCIA 240 e BGCIA 864, o que torna possível um futuro programa de melhoramento de melancia objetivando a resistência a esta doença.
Thesagro: Melancia
Doença
Citrullus Lanatus
Resistência.
NAL Thesaurus: Alternaria cucumerina.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Resumo10.pdf60,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace