Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1013055
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 9-Abr-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: AQUINO, D. A. L. de
SANTOS, C. A. F.
COSTA, S. R. da
SOUZA, R. R. C. de
SILVA, J. M. da
Informaçães Adicionais: DEISY AIANE LIMA DE AQUINO, Bolsista da Embrapa Semiárido; CARLOS ANTONIO FERNANDES SANTOS, CPATSA; SONIANE RODRIGUES DA COSTA, Doutoranda em Recursos Genéticos Vegetais, Universidade Estadual de Feira de Santana; REJANILDO ROBSON CANDIDO DE SOUZA, Bolsista Pibic CNPq/Embrapa Semiárido; JULIANNA MATOS DA SILVA, Bolsista Pibic CNPq/Embrapa Semiárido.
Título: Avaliação da compatibilidade de acessos de goiabeira enxertados em acesso de araçazeiro resistente ao Meloidogyne enterolobii.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 9., 2014, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2014.
Páginas: p. 91-95.
Série: (Embrapa Semiárido. Documentos, 261).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Enxertia
Meloidogine enterolobii
Acesso
Araçazeiro
Guava.
Conteúdo: A cultura da goiabeira (Psidium guajava L.) nos últimos anos vem sofrendo com o declínio na sua produção, principalmente na Região Nordeste, por causa do ataque do nematoide Meloidogyne enterolobii. O objetivo deste trabalho foi avaliar o pegamento de enxertia entre acessos de goiabeira e um acesso de araçazeiro, que vem demonstrando resistência ao M. enterolobii. Os porta-enxertos foram obtidos de um genótipo do acesso ARA138 RR (Psidium guineense) oriundo do Estado de Roraima. Para os enxertos, foram utilizados garfos de acessos de goiabeiras matries em produção, num total de 138 plantas. O método de enxertia foi por garfagem do tipo fenda cheia, efetuando-se um corte em forma de uma cunha, no qual foi inserido o garfo na fenda do porta-enxerto. Após 120 dias foi observado o índice de pegamento de 27,33% num total de 138 enxertos realizados. Para avaliar a compatibilidade foram avaliadas ainda seguintes características: altura da planta, circunferência do porta-enxerto, circunferência do enxerto, presença de calos e rachaduras. Esse baixo índice de pegamento indica incompatibilidade na enxertia entre alguns acessos de goiabeira e a espécie de araçazeiro P. guineense.
Thesagro: Goiaba
Doença
Resistência.
Psidium Guajava
NAL Thesaurus: Psidium guineense.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Resumo12.pdf55,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace