Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1013398
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Informática Agropecuária - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 13-Abr-2015
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: MENDES, M. F.
NEVES, S. M. A. da S.
SILVA, J. dos S. V. da
NEVES, R. J.
SILVA, T. de P. da
Informaçães Adicionais: MAURÍCIO FERREIRA MENDES, Universidade do Estado de Mato Grosso; SANDRA MARA ALVES DA SILVA NEVES, Universidade do Estado de Mato Grosso; JOAO DOS SANTOS VILA DA SILVA, CNPTIA; RONALDO JOSÉ NEVES, Universidade do Estado de Mato Gosso; TANIA DE PAULA DA SILVA, Universidade do Estado de Mato Grosso.
Título: Perfil dos agricultores familiares extrativistas da região sudoeste matogrossense, pertencente à bacia do alto Paraguai - Brasil.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: Boletim de Geografia, Maringá, v. 32, n. 3, p. 94-109 , set./dez., 2014
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Extrativismo
Pequena produção.
Conteúdo: A agricultura familiar é relevante para a agricultura brasileira, pois disponibiliza parte significante dos alimentos aos brasileiros. Este trabalho tem como objetivo, traçar o perfil dos agricultores familiares que desenvolvem atividade extrativista na região sudoeste de Mato Grosso, contida na bacia do Alto Paraguai, na perspectiva que as informações subsidiem a proposição de políticas públicas que favoreçam a valorização destes no processo de desenvolvimento regional. Foram identificadas trinta agricultoras extrativistas, distribuídas nos assentamentos: a) Bom Jardim/Furna São José, b) Corixo e, c) Margarida Alves, o que encaminhou a definição do universo de pesquisa a corresponder a 100%. No período de março a junho de 2012 foram coletadas informações através de entrevistas dirigidas por roteiros semiestruturados. Constatou-se que 30% das agricultoras extrativistas são de origem matogrossense, possuindo idade entre 36 a 55 anos , e deste grupo 10% são analfabetas, fato preocupante, pois 76,66% delas estão em idade produtiva. Ocorre em vinte e oito unidades produtivas (lotes), diversificação das atividades produtivas, e em duas unidades pratica-se exclusivamente o sistema extrativista de produção. A pesquisa evidencia que, apesar da falta de políticas públicas que fortaleçam a agricultura familiar, as famílias têm conseguido permanecer e sobreviver na terra conquistada.
Thesagro: Biodiversidade.
NAL Thesaurus: Biodiversity
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPTIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
perfilagricultores.pdf625,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace