Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1013474
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 14-Abr-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: NASCIMENTO, R. de C.
BARDEN, H. S. S.
NASCIMENTO, T. R. do
FERREIRA, T. dos S. D.
NÓBREGA, R. S. A.
GAVA, C. A. T.
MARTINS, L. M. V.
FERNANDES JUNIOR, P. I.
Informaçães Adicionais: REJANE DE CARVALHO NASCIMENTO, Estagiária da Embrapa Semiárido; HELANNE SILVA SANTOS BARDEN, Pós-graduação em Fitotecnia, Universidade Federal do Piauí; TAILANE RIBEIRO DO NASCIMENTO, Estagiária da Embrapa Semiárido; TAINÁ DOS SANTOS DOURADO FERREIRA, Bolsista CNPq; RAFAELA SIMÃO ABRAHÃO NÓBREGA, Professora da Universidade Federal do Recôncavo Baiano, Cruz das Almas; CARLOS ALBERTO TUAO GAVA, CPATSA; LINDETE MÍRIA VIEIRA MARTINS, Professora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Juazeiro, BA; PAULO IVAN FERNANDES JUNIOR, CPATSA.
Título: Caracterização de bactérias isoladas de nódulos de feijão-caupi cultivado em Vertissolo em Juazeiro, BA.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 9., 2014, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2014.
Páginas: p. 177-182.
Série: (Embrapa Semiárido. Documentos, 261).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Rizóbio
Fixação biológica
Feijão caupi
Cowpea.
Conteúdo: O objetivo deste trabalho foi isolar e caracterizar fenotipicamente bactérias de nódulos de duas variedades de feijão-caupi [Vigna unguiculata (L.) Walp] cultivado em um Vertissolo. Duas cultivares de feijão-caupi (BRS Pujante e BRS Acauã) foram plantadas no Campo Experimental de Mandacaru, em Juazeiro, BA. Foram selecionados 20 nódulos de cada parcela para o isolamento. Os nódulos foram desinfestados superficialmente e macerados em placas de Petri contendo meio YMA. No mesmo meio, as bactérias foram purificadas. Para a autenticação dos isolados, foram realizadas as amplificações dos genes nifH e nodC em uma reação duplex PCR e os isolados com amplificação positiva foram caracterizados culturalmente. De um total de 92 isolados obtidos, 49 apresentaram a amplificação para, pelo menos, um dos genes estudados. Todos os isolados apresentaram em torno de 50% de similaridade, de acordo com suas características culturais. A maioria dos isolados foram de crescimento rápido e apresentaram a capacidade de acidificar o meio de cultura. Os isolados de feijão-caupi apresentaram baixa similaridade com as estirpes de referência utilizadas. .
Thesagro: Solo
Microbiologia do solo
Nitrogênio
Vigna Unguiculata.
NAL Thesaurus: Soil.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Resumo24.pdf59,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace