Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1013499
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 14-Abr-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: PASSOS, A. M.
SILVA, A. R. da
ARAUJO, F. P. de
MELO, N. F. de
MELO, A. M. M.
Informaçães Adicionais: ALINE MAGALHÃES PASSOS, Bolsista Facepe; ANGÉLICA RICARTE DA SILVA, Bolsista Facepe; FRANCISCO PINHEIRO DE ARAUJO, CPATSA; NATONIEL FRANKLIN DE MELO, CPATSA; ADRIANA MAYUMI YANO MELO, Professoa da UNIVASF.
Título: Eficiência do uso de fungos micorrízicos arbusculares em Maracujazeiro do mato (Passiflora cinccinata) na produção de fruto em cultivo consorciado no campo.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 9., 2014, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2014.
Páginas: p. 197-203.
Série: (Embrapa Semiárido. Documentos, 261).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Consorciação
Feijão caupi
Passiflora cinccinata
FMA
Passion fruit.
Maracujá do mato
Fungos micorrízicos arbusculares
Conteúdo: A inoculação com fungos micorrízicos arbusculares (FMA) em plantas, como Passiflora cincinnata e Vigna unguiculata, tem resultado em maior desenvolvimento em casa de vegetação, porém, poucos trabalhos têm buscado validar tais respostas em campo. Sendo assim, foi conduzido em campo um experimento em delineamento em blocos ao acaso com seis tratamentos (T1 ? Não micorrizado, T2 ? Micorrizado, T3 ? Não micorrizado+caupi, T4 ? Não micorrizado+caupi+BFN, T5 ? Micorrizado+caupi e T6 ? micorrizado+caupi+BFN) e quatro repetições. Foram avaliados o percentual de sobrevivência, a altura das plantas, o número de frutos, o número de glomerosporos (NG) e o carbono da biomassa microbiana (C-BM). Constatou-se que plantas micorrizadas alcançaram 100% de sobrevivência, enquanto as não micorrizadas tiveram 77,7%. Não houve diferença significativa entre os tratamentos para as variáveis analisadas. Porém, as plantas do tratamento T2 destacaram-se na altura e apresentaram mais de 25 frutos por planta, nos primeiros meses de produção, sendo este último resultado similar ao observado no T4. Os resultados observados até o momento comprovam que a micorrização das plantas aumenta as chances de estabelecimento em campo, produzindo plantas mais vigorosas e com produção de frutos em menor espaço de tempo.
NAL Thesaurus: Glomeromycota.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Resumo27.pdf144,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace