Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1013580
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Arroz e Feijão - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 15-Abr-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SILVA, S. C. da
HEINEMANN, A. B.
ASSAD, E. D.
STONE, L. F.
Informaçães Adicionais: SILVANDO CARLOS DA SILVA, CNPAF; ALEXANDRE BRYAN HEINEMANN, CNPAF; EDUARDO DELGADO ASSAD, CNPTIA; LUÍS FERNANDO STONE, CNPAF.
Título: Regionalização do risco climático para o feijoeiro sob cenários de aumento da temperatura do ar no Estado de Goiás.
Edição: 2013
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 18.; REUNIÃO LATINO-AMERICANA DE AGROMETEOROLOGIA, 7., 2013, Belém, PA. Cenários de mudanças climáticas e a sustentabilidade socioambiental e do agronegócio na Amazônia: anais. [Belém, PA: UFPA], 2013.
Páginas: não paginado.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: O aumento de temperatura do ar pode provocar, de um modo geral, diminuição de regiões aptas para o cultivo de grãos. Utilizando-se o modelo SARRA (Sistema de Análise Regional dos Riscos Agroclimáticos) para cálculo do balanço hídrico e considerando a precipitação pluvial, a evapotranspiração potencial, o coeficiente de cultura, a capacidade de água disponível do solo e as fases fenológicas do feijoeiro, foi definida a distribuição espacial das áreas aptas e os períodos para o cultivo do feijoeiro conforme aumento de temperatura do ar no estado de Goiás. Para as situações estudadas, considerando-se períodos de semeadura e solos com 30 e 50 mm de capacidade de água disponível do solo, ficou evidenciado que quanto menor for a capacidade do solo em reter água e maior acréscimo na temperatura do ar, maior será o risco climático para o feijoeiro.
Thesagro: Balanço hídrico
Simulação
Época de Semeadura
Risco Climático.
NAL Thesaurus: Water balance
Ano de Publicação: 2013
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPAF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
scs.pdf357,43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace