Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1013584
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Suínos e Aves - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 15-Abr-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: TAVERNARI, F. de C.
LIMA, G. J. M. M. de
LOPES, L. dos S.
SCAPINI, L. B.
SUZIN, L.
MANZKE, N. E.
COUTINHO, G. S.
Informaçães Adicionais: FERNANDO DE CASTRO TAVERNARI, CNPSA; GUSTAVO JULIO MELLO M DE LIMA, CNPSA; LETICIA DOS SANTOS LOPES, CNPSA; LIDIANE BOARETO SCAPINI, UFPR/Palotina; LUDIMARA SUZIN, UNC/Concórdia; NAIANA EINHARDT MANZKE, UFPel; GUILHERME SPEZIA COUTINHO, UFPel.
Título: Energia metabolizável da glicerina bruta e de dietas contendo glicerina bruta para frangos de corte na fase inicial.
Edição: 2013
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 23., 2013, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: Associação Brasileira de Zootecnia, 2013. p. 236-238. ZOOTEC 2013.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: Com a variação nos preços dos alimentos a glicerina bruta (GB) pode se tornar uma realidade na substituição parcial ao milho, tornando-se importante a determinação da energia metabolizável aparente (EMAn) deste alimento. Assim sendo, objetivou-se determinar a EMAn da GB e de rações formuladas com níveis crescentes de GB para frangos de corte na fase inicial (7 a 21 dias). Para a avaliação da EMAn das rações foi realizada coleta total de excretas dos 10 aos 18 dias de idade, sendo que os primeiros 4 dias foram de adaptação e os últimos 5 de coleta. Foi utilizado o delineamento experimental inteiramente casualizado com 4 tratamentos (0, 4, 8 e 12% de inclusão de GB nas rações) e 9 repetições de 10 aves por tratamento. Para a avaliação da EMAn da GB foi adicionado um tratamento com a inclusão de 8% de GB na ração referência (0% de GB) e utilizado nove repetições de 10 aves por gaiola. Não houve diferença significativa na EMAn entre os níveis de inclusão de 4 e 8% quando comparados ao controle (0%). Houve efeito linear decrescente para EMAn das dietas avaliadas com a inclusão de GB. A EMAn da GB determinada no ensaio foi de 2651 kcal/kg. Observou-se redução na matéria seca (MS) das excretas e aumento na produção de excretas na MS com o aumento dos níveis de inclusão, fato que pode explicar a reduzida EMAn da GB em inclusões acima de 4%. É necessária a correção do valor de EMAn da GB nas dietas em função do nível de inclusão.
Thesagro: Nutrição
Dieta
Frango de corte
NAL Thesaurus: Animal nutrition
Broiler chickens
Feeds
Ano de Publicação: 2013
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
final7055.pdf157,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace