Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1013620
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 2014
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: OLIVEIRA, J. B. de
DIAS, R. de C. S.
LUBARINO, P. C. da C.
SILVA, J. R.
SANTOS, J. S. dos
Informaçães Adicionais: JANDERSON BRITO DE OLIVEIRA, Estagiário da Embrapa Semiárido; RITA DE CASSIA SOUZA DIAS, CPATSA; PALOMA CLEMENTINO DA CRUZ LUBARINO, CPATSA; JOYCE REIS SILVA, Doutoranda da UFERSA; JOICE SIMONE DOS SANTOS, Doutoranda da UFERSA.
Título: Correlação entre características de frutos de melancia e resistência a Meloidogyne enterolobii.
Fonte/Imprenta: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 9., 2014, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2014.
Páginas: p. 275-280.
Série: (Embrapa Semiárido. Documentos, 261).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Meloidogyne enterolobii
Nematóide-das-galhas
Disease
Watermelon.
Conteúdo: O melhoramento de melancia (Citrullus lanatus) objetivando esistência a Meloidogyne enterolobii pretende transferir os genes de resistência de linhas de melancia forrageira para genitores com características de frutos adequados ao consumo humano, como também utilizá-las na seleção de porta-enxertos para melancia de mesa. O objetivo deste trabalho foi correlacionar características dos frutos da linha BGCIA 240 com seus graus de resistência a M. enterolobii. O experimento foi conduzido em telado, no Campo Experimental de Bebedouro, pertencente à Embrapa Semiárido. Após 9 dias de semeio em vasos de 0,5 L, as plantas foram inoculadas com suspensão contendo 500 ovos do nematoide. Aos 30 dias após a inoculação, as plantas foram avaliadas quanto ao índice global da parte aérea (IGPA) e aquelas selecionadas foram submetidas à polinização manual controlada e avaliadas ao final do ciclo. Os frutos foram colhidos e avaliados quanto à massa, comprimento e diâmetro, bem como diâmetros da cicatriz estilar e da inserção do pedúnculo, espessura lateral da casca, sólidos solúveis totais e firmeza da polpa. Verificou-se que há correlação significativa entre os graus de resistência ao nematoide da linha BGCIA 240 e os caracteres de frutos diâmetro da inserção do pedúnculo e espessura lateral da casca.
Thesagro: Melancia
Doença
Pós-colheita
Citrullus Lanatus
Resistência.
Ano de Publicação: 2015-04-15
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Resumo39.pdf60,31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace