Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1013636
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Arroz e Feijão - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 15-Abr-2015
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: SILVA, A. C. F.
MELO, P. G. S.
MELO, L. C.
BASSINELLO, P. Z.
PEREIRA, H. S.
Informaçães Adicionais: ADÉLIA CRISTINA FERNANDES SILVA, pós-graduação UFG; PATRICIA GUIMARAES SANTOS MELO, UFG; LEONARDO CUNHA MELO, CNPAF; PRISCILA ZACZUK BASSINELLO, CNPAF; HELTON SANTOS PEREIRA, CNPAF.
Título: Eficiência de métodos de melhoramento para teor de fibra e produtividade de grãos em progênies de feijoeiro comum.
Edição: 2013
Fonte/Imprenta: Bragantia, Campinas, v. 72, n. 4, p. 326-331, 2013.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: O objetivo deste estudo foi comparar métodos de melhoramento quanto à variabilidade genética e à eficiência na obtenção de progênies superiores para teor de fibra bruta e produtividade de grãos em feijoeiro comum. As progênies foram obtidas do cruzamento, em 2003, entre as linhagens carioca CNFC 7812 e CNFC 7829. A população segregante foi conduzida por bulk, bulk dentro de F2 e SSD até geração F7. Em 2008 foram amostradas aleatoriamente 64 progênies de cada método para avaliação em Goiás e Paraná. Foram obtidas as estimativas dos componentes de variância, parâmetros genéticos e fenotípicos, média e índices de geração de progênies superiores. As progênies obtidas pelos métodos de bulk e SSD apresentaram diferenças significativas para produtividade e teor de fibra bruta e maior variância genética. O bulk dentro de F2 apresentou os maiores índices de geração de progênies superiores e maiores médias para os dois caracteres, sendo recomendado para os programas de melhoramento de feijoeiro comum.
Thesagro: Feijão
Phaseolus vulgaris
Melhoramento genético vegetal
Genótipo
Fibra bruta
Progênie
Ano de Publicação: 2013
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPAF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CNPAF2013.pdf694,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace