Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1013642
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Suínos e Aves - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 15-Abr-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: MATTEI, F. J.
SILVEIRA, S. M. da
FERRENZ, M.
BERTOL, T. M.
SILVA, W. P. da
FIORENTINI, A. M.
Informaçães Adicionais: FÁBIO JOSÉ MATTEI, UFPel/Departamento de Ciências e tecnologia de Alimentos; SHEILA MELLO DA SILVEIRA, IFC/Concórdia; MARIANE FERENZ, IFC/Concórdia; TERESINHA MARISA BERTOL, CNPSA; WLADIMIR PADILHA DA SILVA, UFPel/Departamento de Ciências e tecnologia de Alimentos; ÂNGELA MARIA FIORENTINI, UFPel/Departamento de Ciências e tecnologia de Alimentos.
Título: Culturas iniciadoras nativas e seus efeitos nas características físico-químicas de embutido fermentado, com associação de carne suína e de frango.
Edição: 2013
Fonte/Imprenta: In: ENCONTRO DO PÓS-GRADUAÇÃO UFPEL, 15., 2013, Pelotas. Anais... Pelotas: UFPEL, 2013. 4 p. XV ENPOS.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Ave.
Conteúdo: O Brasil é o maior exportador de carne de aves e o terceiro maior produtor do mundo, chegando a casa de 4 milhões de toneladas exportadas e 12 milhões de toneladas produzidas (DESOUZART, 2012). Segundo estimativas do mesmo autor o consumo de carne de aves que nos dias atuais encontra-se na casa de 48 kg per capita no Brasil, passará para 51 kg per capita em 2019. Atualmente a avicultura brasileira oferece uma grande diversidade de produtos aos consumidores pertencentes a uma ampla faixa de renda (cortes, nuggets, empanados, pizzas, etc.), o que atende às necessidades de praticidade e conveniência. Buscando agregar valor e ampliar a diversidade de produtos a base de carne de frango, uma vez que há matéria-prima disponível no Brasil, a produção de embutidos surge como uma opção. Dentre métodos utilizados pelo homem na conservação de alimentos podemos citar a fermentação, que é realizada por micro-organismos (culturas iniciadoras) que se utilizam do substrato presente na matéria prima, para a produção de ácidos orgânicos que conferem aos alimentos suas propriedades características, por isso a importância em se ter um controle sobre a mesma. No caso da conservação da carne podemos apontar a fermentação como processo responsável pela produção de salames. No caso de produtos cárneos fermentados o perfil enzimático apresentado pelas culturas iniciadoras, está diretamente relacionado com a segurança microbiológica bem como com o flavor do embutido, culturas iniciadoras nativas oriundas de produtos artesanais proporcionam produtos mais apreciados devido a sua autenticidade (DANILOVIC et al., 2011). É sabido que as culturas iniciadoras utilizadas pela indústria na produção de salames é na sua totalidade importada, e levando em consideração a sua relação com o flavor e a segurança do embutido SAWITZKI et al., (2007 e 2008), Fiorentini et al. (2009), isolaram e caracterizaram molecularmente, a partir de embutidos naturalmente fermentados na região Noroeste do Estado do RS, Lactobacillus plantarum AJ2 e Staphylococcus xylosus AD1, e confirmaram a possibilidade de seu uso como culturas iniciadoras na produção de salame tipo Milano. Neste sentido o objetivo deste estudo foi elaborar um embutido fermentado com a associação de carne suína e de frango, avaliar a viabilidade de culturas iniciadoras nativas, Lactobacillus plantarum AJ2 e Staphylococcus xylosus AD1, bem como os efeitos sobre as características físico-químicas, do embutido fermentado.
Thesagro: Carne tratada
Suíno.
NAL Thesaurus: Pork industry
Poultry industry
Ano de Publicação: 2013
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
final7534.pdf260,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace