Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1013673
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 16-Abr-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: CRUZ, M. de M.
RISTOE, N. C.
LIMA, M. A. C. de
LIMA NETO, F. P.
Informaçães Adicionais: MAÍSA DE MACÊDO CRUZ, Bolsista PIBIC/CNPq, Embrapa Semiárido; NARA CRISTINA RISTOW, Bolsista DCR - CNPq/Facepe; MARIA AUXILIADORA COELHO DE LIMA, CPATSA; FRANCISCO PINHEIRO LIMA NETO, CPATSA.
Título: Qualidade e conservação pós-colheita sob refrigeração de frutos de acessos de mangueira do Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa Semiárido .
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 9., 2014, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2014.
Páginas: p. 303-308.
Série: (Embrapa Semiárido. Documentos, 261).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Mangífera indica
Caracterização dos frutos
Vida útil
Conservação
Refrigeração
Conteúdo: O objetivo deste trabalho foi caracterizar a qualidade e a conservação pós-colheita sob refrigeração de frutos de cinco acessos de mangueira (Mangífera indica L.) do Banco Ativo de Germoplasma (BAG) da Embrapa Semiárido, localizado no Campo Experimental de Mandacaru, em Juazeiro, BA. Os frutos de mangueiras dos acessos Foice, Espada Ouro, Espada Itaparica, Princesa e Imperial II foram colhidos no estádio de maturação 3 e armazenados sob refrigeração (12,4 ± 1,4°C e 89 ± 5% UR), durante 0, 7, 14, 21 e 28 dias após a colheita. As variáveis analisadas foram: perda de massa, sólidos solúveis, açúcares redutores, açúcares totais, acidez titulável e aparência. A aparência dos frutos manteve-se adequada à comercialização. A acidez titulável diminuiu com o período de armazenamento, ao tempo em que se registrou perda de massa e ganhos no teores de sólidos solúveis e de açúcares. Os frutos do acesso Espada Ouro apresentaram maior potencial de inserção no mercado, caracterizando-se por baixa perda de massa, altos teores de sólidos solúveis e de açúcares, baixa acidez titulável e poucas alterações na aparência durante o armazenamento refrigerado.
Thesagro: Manga
Pós-colheita
NAL Thesaurus: Mango
Postharvest
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Resumo43.pdf362,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace