Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1013858
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 22-Abr-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SOUSA, T. S.
OLIVEIRA, M. do S. P. de
MARTORANO, L. G.
Informaçães Adicionais: Taiane Silva Sousa, ALUNA UFRA; MARIA DO SOCORRO P DE OLIVEIRA, CPATU; LUCIETA GUERREIRO MARTORANO, CPATU.
Título: Avaliação de matrizes de Oenocarpus bacaba em população natural de Terra Santa - PA ao mercado de frutos.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: ENCONTRO AMAZÔNICO DE AGRÁRIAS, 7., 2015, Belém, PA. Segurança alimentar: diretrizes para Amazônia. Belém, PA: UFRA, 2015.
Idioma: pt_BR
Notas: VII ENAAg.
Palavras-chave: Bacabão
Caracteres morfológicos
Caracteres agronômicos
Palmeira.
Conteúdo: A espécie Oenocarpus bacaba Mart., conhecida como bacabão, é palmeira amazônica de potencial econômico, ecológico e alimentar, que vem sendo explorada em suas populações naturais aos mercados de polpa e óleo, mas que pode ser passível de incorporação aos sistemas agroflorestais. O objeto deste trabalho foi avaliar matrizes de O. bacaba em população natural de Terra Santa - PA para serem utilizadas no mercado de frutos. Foram georreferenciadas 25 matrizes de bacabão, as quais foram selecionadas ao acaso, em uma população do município de Terra Santa ? PA. Cada matriz foi avaliada através de 10 caracteres morfológicos: altura da planta, altura do estipe, circunferência a altura do peito, comprimento de cinco internós, número de cacho/planta, peso do cacho, comprimento e circunferência do cacho, número de ráquilas e comprimento da ráquis por cacho. Os dados foram organizados, digitados e submetidos a análise estatística descritiva. A maioria das matrizes ultrapassou a média calculada de cada caractere moforlógico, Indicando que acessos dessa procedência são potencialmente promissores para o programa de melhoramento genético da espécie
NAL Thesaurus: Amazonia.
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ENAAG1121.pdf499,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace