Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1013869
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 22-Abr-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SOUSA, A. M. de
OLIVEIRA, M. do S. P. de
SOUZA, L. S.
Informaçães Adicionais: Angela Maria de Sousa, MESTRANDA UFRA; MARIA DO SOCORRO P DE OLIVEIRA, CPATU; LEONARIA SILVA SOUZA, CPATU.
Título: Concentração e qualidade de DNA's de açaizeiro tipo branco (Euterpe oleracea mart.) obtidos da Embrapa Amazônia Oriental.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: ENCONTRO AMAZÔNICO DE AGRÁRIAS, 7., 2015, Belém, PA. Segurança alimentar: diretrizes para Amazônia. Belém, PA: UFRA, 2015.
Idioma: pt_BR
Notas: VII ENAAg.
Palavras-chave: Palmeira
Técnica molecular.
Conteúdo: O açaizeiro (Euterpe oleracea Mart.) é uma palmeira perene, tropical e frutífera cujo habitat natural se encontra nas várzeas da Amazônia, onde o Pará vincula como principal produtor e consumidor. Destaca-se mundialmente pela polpa congelada e diversos subprodutos. Essa palmeira é constituída por algumas variedades que diferem especialmente, pelo tamanho e coloração dos frutos, dentre elas tem-se o açaí branco que vem sendo objeto de vários estudos nas instituições da Amazônia. Objetivou-se determinar a concentração e a qualidade de DNA?s de açaizeiros tipo branco obtidos na Embrapa Amazônia Oriental. Foram coletados folíolos de folhas de 222 plantas de açaí tipo branco conservado no Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa Amazônia Oriental. A extração de DNA foi feita pelo método de CTAB (Brometo de Cetil Trimetilamônio) utilizando o protocolo de Doyle e Doyle com modificações. Os DNA?s foram quantificados em gel de agarose a 0,8% com o auxílio de três concentrações de DNA lambda (50, 100 e 200 ng/ul) como padrão e as imagens obtidas foram capturadas e lidas no software Labimage. As concentrações foram analisadas por estatísticas descritivas. As 222 amostras de DNA apresentaram 100% de aproveitamento, mas os pellets obtidos apresentaram tamanhos distintos e foram diluídos em volumes distintos, variando entre 50 a 250µl. As quantidades dos DNA?s obtidos variaram de 101,37 a 620,27 ng.μl -1 apresentando média de 269,39 ng.μl -1. As bandas obtidas apresentaram arrastes e presença de RNA, sendo submetidas a tratamentos para melhoria das qualidades. Portanto, pode-se considerar que os DNA?s de açaizeiro tipo branco obtidos possuem excelentes concentrações e qualidades.
Thesagro: Açaí
DNA.
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
0617.pdf665,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace