Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1013880
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 22-Abr-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: BRANDÃO, C. P.
OLIVEIRA, M. do S. P. de
MACIEL, A. R. N. A.
MENDES, G. G. C.
Informaçães Adicionais: Camila Pinto Brandão, GRADUANDA UFRA; MARIA DO SOCORRO P DE OLIVEIRA, CPATU; Alynne Regina Nazaré Alves Maciel; Gleidson Guilherme Caldas Mendes.
Título: Avaliação de caracteres de cacho em acessos de patauazeiro.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: ENCONTRO AMAZÔNICO DE AGRÁRIAS, 7., 2015, Belém, PA. Segurança alimentar: diretrizes para Amazônia. Belém, PA: UFRA, 2015.
Idioma: pt_BR
Notas: VII ENAAG.
Palavras-chave: Palmeira
Rendimento de frutos.
Conteúdo: O patauá (Oenocarpus bataua Mart.) é uma palmeira nativa da Amazônia que possui importância ecológica e potencial para as populações tradicionais. Assim como as outras espécies do gênero Oenocarpus apresenta potencial ao mercado de polpa processada in natura. As atividades de avaliação e caracterização são importantes para descrição e classificação do material conservado no Banco de germoplasma. O objetivo deste trabalho foi avaliar caracteres de cacho em acessos de patauazeiro. Foi controlada a colheita de cachos com frutos em plena maturação, no período de janeiro/2014 a janeiro/2015, em 17 acesos do Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa Amazônia Oriental. Cada cacho colhido foi mensurado para sete caracteres. Com os dados obtidos foram organizados, digitados e analisados por estatística descritiva envolvendo médias, valores mínimos, máximo e coeficiente de variação. No período do estudo os 17 acessos produziram 35 cachos. Os cachos apresentaram em média peso de 15,2 kg, sendo 9,3 kg de frutos, representando rendimentos de 54,7%. Nove acessos produziram cachos com mais de 9,3 kg de frutos, enquanto dez acessos tiveram frutos abaixo de 10 g, sendo considerados interessantes para atender o mercado de polpa processada. Houve variação em todos os caracteres, com destaque para peso de fruto (CV=75,5%). De acordo com os resultados obtidos pode-se considerar que os acessos avaliados possuem potencialidades para o mercado de polpa. No entanto, tais resultados são preliminares e necessitam de mais estudos.
Thesagro: Patauá.
Oenocarpus Bataua
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
0625.pdf603,73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace