Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1013881
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 22-Abr-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: JESUS, L. R. de
OLIVEIRA, M. do S. P. de
BRANDÃO, C. P.
ANDRADE, P. C.
Informaçães Adicionais: Lucélia Rosa de Jesus, GRADUANDA UFRA; MARIA DO SOCORRO P DE OLIVEIRA, CPATU; Camila Pinto Brandão, GRADUANDA UFRA; Patricia Cardoso Andrade, MESTRANDA UFLA.
Título: Diferentes susbtratos orgânicos na emissão de folhas em mudas de bacabi.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: ENCONTRO AMAZÔNICO DE AGRÁRIAS, 7., 2015, Belém, PA. Segurança alimentar: diretrizes para Amazônia. Belém, PA: UFRA, 2015.
Idioma: pt_BR
Notas: VII ENAAG.
Palavras-chave: Palmeiras
Caracteres vegetativos
Tratamentos
Bacabi.
Conteúdo: A Amazônia apresenta uma grande diversidade de palmeiras usadas para diversos fins pelo homem, entre elas destaca-se a bacabi (Oenocarpus mapora Karsten) que apresenta grande potencial econômico para polpa processada, no artesanato ou mesmo na indústria de palmito. Embora apresente potencial econômico, poucos estudos têm sido realizados para subsidiar sua domesticação, especialmente os que envolvam da produção de mudas. Este trabalho teve por objetivo avaliar a emissão de folhas em diferentes substratos orgânicos de mudas de bacabi. Foram avaliadas 60 mudas de bacabi submetidas a diferentes substratos: terriço, terriço+esterco bovino e terriço+cama de aviário, mensalmente e por um período de seis meses, para os seguintes caracteres: Numero total de folhas (NTF) e número de folhas emitidas (NFE). De modo geral, as mudas de bacabi emitiram até quatro folhas em todos os substratos, exceto no terriço. As mudas submetidas ao subtrato terriço+cama de aviário apresentaram a maior média de folíolos na folha emitida. Todos os tratamentos induzem o lançamento foliar, porém considerando o custo e benefício pode-se usar apenas o terriço para a produção de mudas de bacabi.
Thesagro: Comercialização
Viveiro.
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
0633.pdf347,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace