Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1013928
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 22-Abr-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: DOMINGUES, A. F. N.
SANTANA, C. C.
Informaçães Adicionais: ALESSANDRA FERRAIOLO N DOMINGUES, CPATU; C. C. SANTANA, Universidade Estadual de Campinas.
Título: Avaliação da capacidade de discriminação quiral da fase estacionária TRIS(3,5- Dimetilfenilcarbamato) de amilose em função do tempo de utilização da coluna cromatográfica.
Edição: 2012
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, 19., 2012, Búzios. Anais... São Paulo: Associação Brasileira de Engenharia Química, 2012.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Enantiômeros
Técnicas de separação
Conteúdo: A síntese de substâncias opticamente puras e a separação de enantiômeros com elevado grau de pureza enantiomérica é uma importante tarefa das indústrias químicas e farmacêuticas modernas, as quais têm intensificado o desenvolvimento de novas tecnologias devido à disponibilidade de eficientes técnicas de separação, como a cromatografia líquida de alta eficiência em fases estacionárias quirais. Os fatores levados em consideração no desenvolvimento ou utilização destas fases são: elevada disponibilidade, custos relativamente baixos, variada aplicação, estabilidade mecânica e química, elevada capacidade de adsorção e enantioseletividade. Neste trabalho, avaliou-se a capacidade de discriminação quiral da fase estacionária tris(3,5-dimetilfenilcarbamato) de amilose, sintetizada a partir de uma metodologia definida em escala analítica e em quantidade suficiente para a confecção de nove colunas cromatográficas semipreparativas. Os perfis de eluição e os parâmetros cromatográficos, resolução e fator de separação, foram avaliados após consecutivas injeções da mistura racêmica do omeprazol. Observou-se um aumento no tempo de retenção dos enantiômeros provavelmente devido a interações não específicas entre estes e o polissacarídeo não reagido e/ou a superfície da sílica não recoberta. A diminuição da capacidade de discriminação quiral da fase estacionária pode ser atribuída à perda de seletor quiral, o qual está apenas adsorvido fisicamente sobre as partículas de sílica.
Ano de Publicação: 2012
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
XIXCOBEQ2.pdf255 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace