Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1014063
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Suínos e Aves - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 23-Abr-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: CHINI, A.
KUNZ, A.
VIANCELLI, A.
SCUSSIATO, L. A.
SANTOS, G. P. dos
Informaçães Adicionais: ANGELICA CHINI, UNIOESTE; AIRTON KUNZ, CNPSA; ALINE VIANCELLI; LUCAS ANTUNES SCUSSIATO, UNC/Concórdia; GUSTAVO PONZONI DOS SANTOS, UNC/Concórdia.
Título: Estudo cinético de consumo de nitrogênio pelo processo anammox.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 43., 2014, Campo Grande. Anais... Campo Grande: Sbea, 2014. 1 CD-ROM.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: ANAMMOX
Conteúdo: A oxidação anaeróbia de amônia (anammox) é um processo biotecnológico. Microrganismos com atividade anammox apresentam alta capacidade de remoção de nitrogênio e baixa produção de lodo, que se reflete em maiores tempos, pois a duplicação celular é alta (> 7 dias) quando comparada a de outros processos prejudicando a partida do processo. Diferentes condições de operação são testadas no intuito de reduzir o tempo de partida do processo e melhorar a eficiência na remoção de nitrogênio. Estudos cinéticos são uma boa ferramenta para avaliar a eficiência de reatores biológicos. O estudo avaliou o comportamento de dois reatores com atividade anammox operando a TRHs de 3,19h e 0,56h mediante cinéticas de consumo de N-NO2- e N-NH3. O estudo cinético foi conduzido durante 2,5 horas em batelada avaliando-se o decaimento de nitrito e nitrogênio amoniacal. O reator com menor TRH (0,56h) obteve velocidade de consumo de 18,4 mgN-NH3.L-1.h-1 e 28,9 mgN-NO2-.L-1.h-1 e eficiência de 64% na remoção de nitrogênio. O reator de TRH (3,19h), obteve a velocidade de consumo de 1,4 mgN-NH3.L-1.h-1 e 2,6 mgN-NO2-.L-1 e eficiência de apenas 11% na remoção de nitrogênio. A partir dos resultados obtidos, observa-se que a redução do TRH em 80% aumentou a atividade do processo em cerca de 90%.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
final7512.pdf422,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace