Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1014064
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Cerrados - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 23-Abr-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SOUSA, T. R.
MARQUES, J. A.
CARVALHO, A. M. de
COELHO, M. C.
SANTOS, J. G.
FRANZ, C. A. B.
REIN, T. A.
SA, M. A. C. de
Informaçães Adicionais: ARMINDA MOREIRA DE CARVALHO, CPAC; CLAUDIO ALBERTO BENTO FRANZ, CPAC; THOMAZ ADOLPHO REIN, CPAC; MARCOS AURELIO CAROLINO DE SA, CPAC.
Título: Dinâmica de decomposição e composição química de palhada de cana-de-açúcar no Cerrado.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: CONGRESO LATINOAMERICANO DE LA CIENCIA DEL SUELO, 20.; CONGRESO PERUANO DE LA CIENCIA DEL SUELO, 16., 2014, Cusco. Educar para preservar el suelo y conservar la vida en la tierra. Cusco: Centro de Convenciones de la Municipalidad del Cusco, 2014. 1 Pendrive.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Hemocelulose
Plant wastes.
Conteúdo: A decomposição de resíduos vegetais de cana-de-açúcar dispensa a queima da palhada e promove melhorias na conservação do solo com a redução de perdas de água e de nutrientes. Assim, este trabalho teve como objetivo avaliar as relações entre a decomposição da palhada e a composição química desses resíduos em área de cana-de-açúcar na Usina Goiasa, em Goiatuba GO-Brasil. As amostras foram armazenadas em litter bags e colocadas no campo, sob a camada de palhada de cana-de-açúcar, sendo retiradas periodicamente durante 563 dias para a quantificação da decomposição, análise bromatológica (lignina, FDA e FDN) e de nitrogênio (N) total dos resíduos remanescentes. A meia vida dos resíduos de cana-de-açúcar foi de 118 dias. Após 365 dias a quantidade remanescente de resíduos foi de 36% em relação à massa inicial. Os teores de N total aumentaram ao longo das fases de decomposição dos resíduos e diminuíram apenas a partir dos 330 dias de decomposição. A decomposição relativamente lenta dos resíduos vegetais de cana-de-açúcar pode ser atribuída aos valores bastante elevados de C/N e lignina/N nesses resíduos, onde houve forte correlação entre quantidade de resíduos remanescentes, e o decaimento de celulose e C:N.
Thesagro: Solo
Resíduo orgânico
Cana de açúcar
Lignina
Celulose
Nitrogênio
Cerrado
Decomposição.
NAL Thesaurus: Soil
Lignin
Nitrogen
Sugarcane
Degradation
Savannas
Brazil.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CongressoLatinoamericanoPeruanoCienciadoSolo2.pdf484,37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace