Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1014633
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 29-Abr-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: ROCHA, T. T.
LAMEIRA, O. A.
ASSIS, R. M. A. de
MEDEIROS, A. P. R.
Informaçães Adicionais: Tainá T. Rocha, DOUTORANDA UFLA; OSMAR ALVES LAMEIRA, CPATU; Rafael Marlon Alves de Assis, GRADUANDO UFRA; Ana Paula Ribeiro Medeiros, PÓS-GRADUANDA UFRA.
Título: Estudo fenológico da espécie Gymnanthemum amygdalinum (Delile) Sch.Bip. ex Walp.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: ENCONTRO AMAZÔNICO DE AGRÁRIAS, 7., 2015, Belém, PA. Segurança alimentar: diretrizes para Amazônia. Belém, PA: UFRA, 2015.
Idioma: pt_BR
Notas: VII ENAAg.
Palavras-chave: Boldo africano.
Conteúdo: O boldo africano é um pequeno arbusto empregado na medicina popular como antipirético, laxativo, antimalárico e anti-helmíntico.Tendo em vista que o conhecimento do comportamento fenológico das plantas norteia estudos para a utilização desse vegetal como matéria-prima para obtenção de derivados e usos medicinais, o presente estudo teve por objetivo avaliar o período de floração e frutificação do boldo africano, visando identificar o melhor período para a coleta e utilização das folhas. O boldo foi avaliado diariamente de 2010 à 2012, através de observações da floração e frutificação. No mês de março, não foi registrado nenhum dos parâmetros avaliados. Verificou-se que o mês ideal para a coleta de folhas é março, pois não apresentou nenhum dos parâmetros avaliados (floração e frutificação), relacionado com o menor período de precipitação do estudo presente. Nos demais, a colheita deve ser realizada preferencialmente nos meses com menores números de dias de floração e frutificação.
Thesagro: Frutificação.
Floração
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
0603.pdf396,37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace