Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1014659
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 29-Abr-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: MEDEIROS, A. P. R.
ROCHA, T. T.
LAMEIRA, O. A.
ASSIS, R. M. A. de
Informaçães Adicionais: Ana Paula Ribeiro Medeiros; Tainá Teixeira Rocha; OSMAR ALVES LAMEIRA, CPATU; Rafael Marlon Alves de Assis.
Título: Fenologia reprodutiva de árvores frutíferas de interesse para quintais urbanos na Amazônia.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: ENCONTRO AMAZÔNICO DE AGRÁRIAS, 7., 2015, Belém, PA. Segurança alimentar: diretrizes para Amazônia. Belém, PA: UFRA, 2015.
Idioma: pt_BR
Notas: VII ENAAg.
Palavras-chave: Espécies frutíferas
Uso múltiplo.
Conteúdo: A presente pesquisa teve como objetivo estudar o período de floração e frutificação de seis espécies frutíferas da diversidade genética da Coleção de Germoplasma da Embrapa Amazônia Oriental, sendo elas, Psidium guajava L., Persea americana Mill., Averrhoa carambola L., Eugenia uniflora L., Annona muricata L. e Eugenia stipitata McVaugh. Como critério de seleção das espécies, utilizou-se o potencial de uso dessas em quintais urbanos na região Amazônica. As observações fenológicas dos indivíduos da pesquisa foram registradas diariamente no período de janeiro de 2009 a dezembro de 2012, registrando-se a presença ou ausência dos eventos de floração e frutificação em fichas de campo e tabulados em planilhas do Excel. As espécies frutíferas estudadas apresentaram de modo geral uso medicinal e alimentar (registrado na literatura), sendo as espécies Persea americana Mill. (abacateiro) e Averrhoa carambola L. (carambola) as únicas com maior uso ornamental e cosmético. Para a fenofase floração, as espécies de origem natural apresentaram maior frequência de dias florando em relação às espécies exóticas. Em relação à frutificação, a espécie Averrhoa carambola L. frutificou o ano todo, enquanto as demais espécies tiveram oscilações na frutificação entre os meses do ano. Dessa forma o conhecimento da fenologia das espécies frutíferas torna-se uma ferramenta útil no planejamento da arborização dos quintais urbanos, auxiliando no manejo das mesmas.
Thesagro: Frutificação.
Floração
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
E0703.pdf449,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace