Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1014720
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Cerrados - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 29-Abr-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: CASTRO, V. C. G. de
LUCAS, R. C.
FERNANDES, P. C. C.
BARROS, K. K. da S.
MARTORANO, L. G.
Informaçães Adicionais: Vinícius Costa Gomes de Castro, GRADUANDO UFRA; Ronaldo Carlos Lucas, CENA/USP; PAULO CAMPOS CHRISTO FERNANDES, CPAC; Karen Kueture da Silva Barros, GRADUANDA UFRA; LUCIETA GUERREIRO MARTORANO, CPATU.
Título: Técnicas de avaliação de metano entérico em bubalinos: conteúdo ruminal.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: ENCONTRO AMAZÔNICO DE AGRÁRIAS, 7., 2015, Belém, PA. Segurança alimentar: diretrizes para Amazônia. Belém, PA: UFRA, 2015.
Idioma: pt_BR
Notas: VII ENAAg.
Palavras-chave: Esvaziamento ruminal
Palma de óleo
Ruminantes.
Conteúdo: A problemática referente ao grande volume de resíduo das indústrias, que beneficiam a palma de óleo, apresenta-se como alternativa de uso na suplementação nutricional em bovídeos na Amazônia. O objetivo deste trabalho foi avaliar a produção de matéria seca do conteúdo ruminal decorrente de dietas com suplementação da torta de amêndoa de Palma de Óleo em bubalinos para apontar preferências e/ou adaptabilidade à dieta. O experimento foi conduzido na Embrapa Amazônia Oriental, no âmbito do Projeto PECUS "Dinâmica de Gases de Efeito Estufa". Teve duração média de dois meses com periodicidade nas coletas, esvaziamento ruminal, amostragens de líquido e conteúdo ruminal, pesagem das amostras, secagem em estufa (72 horas a 55°C), moagem de matéria seca, preparação de amostras para análises bromatológicas. A dieta aplicada teve como matéria-prima subproduto oriundo da Agroindústria localizada no município de Mojú, no Pará. Os resultados das análises bromatológicas indicaram que a torta de amêndoa de Palma de Óleo possui teor de MS, FDN e FDA iguais a 896,95, 754,08, e 439,21 em 100g kg-1, respectivamente. Esses dados evidenciam que a torta de amêndoa possui valores superiores ao comparar com os valores do capim mombaça. Conclui-se que a torta da amêndoa de Palma de Óleo possui potencial para a suplementação nutricional de ruminantes.
Thesagro: Nutrição Animal.
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
34552.pdf426,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace