Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1014722
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Cerrados - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 29-Abr-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: BARROS, K. K. da S.
FERNANDES, P. C. C.
MARTORANO, L. G.
NAHUM, B. de S.
JESUS, P. M. M. de
Informaçães Adicionais: Karen Kueture da Silva Barros, GRADUANDA UFRA; PAULO CAMPOS CHRISTO FERNANDES, CPAC; LUCIETA GUERREIRO MARTORANO, CPATU; BENJAMIM DE SOUZA NAHUM, CPATU; Pamella Mayara Modesto de Jesus, GRADUANDA UFRA.
Título: Ganho de peso em bubalinos suplementados usando cobprodutos da indústria de palma de óleo na Amazônia Oriental.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: ENCONTRO AMAZÔNICO DE AGRÁRIAS, 7., 2015, Belém, PA. Segurança alimentar: diretrizes para Amazônia. Belém, PA: UFRA, 2015.
Idioma: pt_BR
Notas: VII ENAAg.
Palavras-chave: Farelo de trigo
Rotação de dieta
Alimentação animal
Bubalino.
Conteúdo: Os resultados do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) evidenciaram os Gases de Efeito Estufa (GEE) estão aumentando suas concentrações na atmosfera, sendo o metano (CH4) um dos mais impactantes e, suas fontes de emissões são atribuídas à expansão da criação de bovídeos. Foram utilizados quatro búfalos machos com manejo a pasto (capim mombaça), na Unidade de Pesquisa Animal ?Senador Álvaro Adolpho? da Embrapa Amazônia Oriental, em Belém, Pará. Adotou-se quatro tipos de dieta no qual, durante quatro meses, diariamente os animais eram manejados até as baias para suplementação com farelo de dendê e óleo de palmiste com quatro períodos havendo rotação entre os animais para a troca de dieta, ao final de cada um desses períodos. Os resultados para maiores ganhos de peso foram observados quando a dieta era composta de farelo de trigo e adicionado de farelo de palma de óleo. Assim, o objetivo do trabalho é evidenciar as diferenças entre os pesos dos animais a partir das médias de peso dos animais, os quais foram suplementados com resíduos de palma de óleo de dendê (elaeis guineenses), um resíduo de alta oferta na indústria de palma de óleo no Pará, e sua utilização poderá auxiliar na redução da "pegada de líxo" ao meio ambiente, agregando valor econômico aos empreendedores, tanto da cadeia de biocombustíveis quanto da pecuária de búfalos, em períodos de baixa oferta de forragens, no Pará.
Thesagro: Dendê.
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
34553.pdf398,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace