Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1015135
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 11-Mai-2015
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: PEREIRA, D. S.
COELHO, W. A. C.
BLANCO, B. S.
MARACAJÁ, P. B.
Informaçães Adicionais: DANIEL SANTIAGO PEREIRA, CPATU; Wesley Adson Costa Coelho, Doutorando UFERSA / Faculdade de Ciência de Mossoró; Benito Soto Blanco, UFMG; Patrício Borges Maracajá, UFCG.
Título: Produção de abelhas rainha européias (Apis mellifera), utilizando diferentes métodos de manejo em Captain Cook, Havai, EUA.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: Acta Apicola Brasilica, Pombal, PB, v. 2, n. 1, p. 8-15, jan./dez. 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Havai
Estados Unidos.
Conteúdo: Objetivou-se verificar a influencia do uso de diferentes métodos de manejo nas colmeias recria, na aceitação de larvas para produção de abelhas rainha (Apis melífera ligustica). O trabalho foi conduzido durante o mês de agosto de 2008, na Hawaiian Queen CO, cidade de Captain Cook, estado do Havaí, EUA. Foi utilizado o método proposto por Doolittle (1899), utilizando-se cúpulas de acrílico. Os tratamentos foram: T1- colmeia recria com rainha composta por um ninho, tela excluidora e sobreninho (recria); T2- colmeia Recria com rainha composta por ninho, sobreninho 1, tela excluidora e sobreninho 2 (recria); T3- Introdução das larvas transferidas para ambiente com abelhas operárias órfãs e transferência para uma colmeia recria com rainha composta por um ninho, tela excluidora e sobreninho (recria); T4- Introdução das larvas transferidas para ambiente com abelhas operárias órfãs e transferência para uma colmeia recria com rainha composta por um ninho, sobreninho, tela excluidora e sobreninho (recria). Após execução do teste da normalidade de Shapiro-Wilk, foi executado o teste t para amostras independentes e Mann-Whitney. Verificou-se significância ao nível de 5% de probabilidade entre os tratamentos, ou seja, os tratamentos 1, 3 e 4 mostraram-se mais eficientes para aceitação das larvas e produção de rainhas.
Thesagro: Abelha
Colméia
Manejo.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
3031105731PB.pdf993,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace