Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1015228
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Florestas - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 12-Mai-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: BARBOSA, C. M. P.
GONZALEZ, L. R.
CAÇÃO, M. M. de F.
BRITO, J. de J.
SILVA FILHO, O. C. da
PORFIRIO-DA-SILVA, V.
Informaçães Adicionais: Cristina Maria Pacheco Barbosa, Pesquisador Científico Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios; Luciana Ruggiero Gonzalez, Profª MSc. FATEC-Itapetininga.; Márcia Marise de Freitas Cação, Pesquisador Científico Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios; Jucimara de Jesus Brito, Bolsista FAPESP; Orlando Carlos da Silva Filho, Bolsista FAPESP; VANDERLEY PORFIRIO DA SILVA, CNPF.
Título: Danos causados por ovelhas em árvores de eucalipto em um sistema silvipastoril distribuido em dois modelos espaciais.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ARBORIZAÇÃO DE PASTAGENS EM REGIOES SUBTROPICAIS, 1., 2013, Colombo. Anais. Colombo: Embrapa Florestas, 2014. p. 48-56.
Série: (Embrapa Florestas. Documentos, 268).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Arborização de pastagem
Ovinos
Ramoneio
Sistema integrado
Conteúdo: O experimento foi realizado na Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Itapetininga da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Itapetininga, SP, Brasil. Avaliou-se o efeito do impacto das ovelhas nas árvores em um sistema silvipastoril em dois modelos de distribuição espacial de plantio do eucalipto (em fileira única ou em fileira dupla) e do manejo de desrama (com ou sem desrama). As variáveis Danos, Altura e Altura do Dano forma afetadas significativamente pela interação modelo espacial e manejo de desrama. O modelo espacial Fileira Dupla com Desrama apresentou menor nota atribuída a danos observados nas árvores (p<0,05). A altura (H) também foi menor no modelo espacial Fileira Dupla com desrama e a Altura do Dano foi menor para o modelo espacial fileira dupla com desrama e sem desrama. A análise dos resultados mostrou não ter havido interação entre modelo espacial e manejo de desrama para o diâmetro a altura do peito (DAP). Para a DAP foi verificado efeito significativo apenas para o fator desrama, ou seja, a DAP foi maior nas árvores que não sofreram desrama. O dano de maior incidência nesse sistema foi o de casca lesionada e ruída (Cl, 85,66% das árvores avaliadas). Os tratamentos que foram realizadas a desrama não sofreram o dano quebra de ramos em função da altura que foi realizada a desrama. Apesar de não ter comprometido o desenvolvimento do eucalipto, as ovelhas (animais adultos) danificam severamente as árvores dentro do sistema silvipastoril. Futuros estudos devem ser planejados para entendermos melhor qual o fator de atração para o consumo da casca das árvores de eucalipto.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
p4856Doc.268Anais.pdf61,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace