Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1015238
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Florestas - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 12-Mai-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: PEREIRA, C. R.
RADOMSKI, M. I.
RICHTER, A. S.
SOARES, A. de O.
PORFIRIO-DA-SILVA, V.
Informaçães Adicionais: Caroline Rodrigues Pereira, Acadêmica de Engenharia Florestal, UFPR; MARIA IZABEL RADOMSKI, CNPF; Ana Simone Richter, CPRA; ARNALDO DE OLIVEIRA SOARES, CNPF; VANDERLEY PORFIRIO DA SILVA, CNPF.
Título: Morfometria da copa de espécies arbóreas nativas em sistema silvipastoril.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ARBORIZAÇÃO DE PASTAGENS EM REGIOES SUBTROPICAIS, 1., 2013, Colombo. Anais. Colombo: Embrapa Florestas, 2014. p. 42-47.
Série: (Embrapa Florestas. Documentos, 268).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Sistema agroflorestal
Arborização de pastagem
Projeção de copa.
Conteúdo: Os Sistemas Silvipastoris ? SSP são uma modalidade de sistema agroflorestal cujo objetivo é melhorar as condições microclimáticas e edáficas de áreas de pastagem, além de ser uma alternativa de renda ao produtor rural por meio da produção de árvores. O objetivo deste trabalho foi avaliar características de crescimento de copa de espécies arbóreas nativas, cultivadas em um Sistema Silvipastoril Agroecológico. Foram avaliadas oito espécies nativas de diferentes biomas: Anadenanthera colubrina, Centrolobium robustum, Enterolobium contortisiliquum, Mimosa scabrella, Nectandra lanceolata, Parapiptadenia rígida, Schinus terebenthifolius e Lonchocarpus muehlbergianus. Aos seis anos de idade das árvores avaliou-se: altura total, número de fustes, altura do fuste, circunferência a altura do peito - CAP, e área da copa com base na mensuração de oito raios orientados pelos pontos cardeais a partir do centro do tronco. Foi observado maior crescimento das copas nas direções norte e nordeste, com maiores raios para A. colubrina e E. contortisiliquum.. O crescimento das copas foi menor no sentido do plantio (leste-oeste) em função da competição entre copas. Os resultados permitem concluir que é possível o plantio misto de espécies nativas em SSP, a partir da formulação de arranjos que compatibilizem as diferentes formas de crescimento das espécies.
Thesagro: Espécie Nativa.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
p4247Doc.268Anais.pdf76,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace