Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1015478
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Monitoramento por Satélite - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 15-Mai-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: TEIXEIRA, A. H. de C.
HERNANDEZ, F. B. T.
ANDRADE, R. G.
LEIVAS, J. F.
VICTORIA, D. de C.
BOLFE, E. L.
Informaçães Adicionais: ANTONIO HERIBERTO DE C TEIXEIRA, CNPM; FERNANDO B. T. HERNANDEZ, UNESP; RICARDO GUIMARAES ANDRADE, CNPM; JANICE FREITAS LEIVAS, CNPM; DANIEL DE CASTRO VICTORIA, CNPM; EDSON LUIS BOLFE, CNPM.
Título: Distribuição espacial do requerimento hídrico da cultura do milho no Estado de São Paulo.
Edição: 2013
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 18., 2013, Belém, PA. Belém, PA: Sociedade Brasileira de Agrometeorologia, 2013.
Páginas: 6 p.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Evapotranspiração
Graus-dias
Coeficiente de cultura
Conteúdo: Imagens do satélite Landsat e dados agrometeorológicos foram usadas em conjunto para a obtenção da evapotranspiração atual (ET) e modelagem do coeficiente de cultura (Kc) em pivôs de irrigação com mistura de híbridos de milho em uma fazenda comercial de grãos e silagem. Após análises dos histogramas de distribuição de frequência, os valores médios dos pixels da ET durante estágios da cultura ficaram entre 1,1 e 4,4 mm dia-1. Considerando-se ausência de estresse hídrico, relações entre Kc e os graus-dias acumulados (GDac) foram aplicadas no Estado de São Paulo no período de março a agosto para obtenção dos requerimentos hídricos (RH) com ênfase nas mesorregiões produtoras. Destaques são para Presidente Prudente, com valores de RH médios mais altos de 404 ± 13 mm e 353 ± 12 mm, para respectivamente produção de grãos e silagem. A mesorregião de Itapetininga apresentou os valores correspondentes mais baixos de 311 ± 16 mm e 257 ± 14 mm. Os resultados da presente pesquisa são úteis para o planejamento da melhoria da produtividade da água da cultura do milho de acordo com a finalidade comercial, tanto em condições de irrigação como na dependência de água da chuva.
Ano de Publicação: 2013
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
4489.pdf305,16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace