Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1015519
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Monitoramento por Satélite - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 15-Mai-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: TEIXEIRA, A. H. de C.
ANDRADE, R. G.
LEIVAS, J. F.
RONQUIM, C. C.
VICTORIA, D. de C.
Informaçães Adicionais: ANTONIO HERIBERTO DE C TEIXEIRA, CNPM; RICARDO GUIMARAES ANDRADE, CNPM; JANICE FREITAS LEIVAS, CNPM; CARLOS CESAR RONQUIM, CNPM; DANIEL DE CASTRO VICTORIA, CNPM.
Título: Indicadores hídricos para a cultura da cana-de-açúcar obtidos com imagens MODIS e dados agrometeorológicos no Estado de São Paulo.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 17., 2015, João Pessoa. Anais... São José dos Campos: INPE, 2015.
Páginas: p. 0755-0762.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Produção de biomassa.
Conteúdo: Dispondo-se de uma máscara agrícola para a cana-de-açúcar, o algoritmo SAFER (Simple Algorithm For Evapotranspiration Retrieving) foi aplicado para a obtenção da evapotranspiração atual (ET) em áreas produtoras na região nordeste do Estado de São Paulo. O modelo da radiação de Monteith foi usado para a obtenção da produção de biomassa (BIO) e a produtividade da água (PA) foi analisada em termos da razão da BIO para a ET (Teixeira et al., 2014). Através da união destes modelos e com dados provenientes de uma rede de estações agrometeorológicas e imagens MODIS, quantificaram-se os indicadores hídricos para a cultura. Os resultados fornecem subsídios para um manejo racional dos recursos hídricos nas atuais condições de escassez de água em conjunto com mudanças climáticas e de uso da terra, adicionando confiança para calibrações e validações dos modelos em outros ambientes cultivados com a cultura.
Thesagro: Evapotranspiração
Sensoriamento Remoto.
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
4493.pdf1,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace