Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1015538
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Monitoramento por Satélite - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 15-Mai-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: VICENTE, L. E.
SILVA, G. B. S. da
LOEBMANN, D. G. dos S. W.
VICTORIA, D. de C.
BOLFE, E. L.
ARAUJO, L. S. de
Informaçães Adicionais: LUIZ EDUARDO VICENTE, CNPM; GUSTAVO BAYMA SIQUEIRA DA SILVA, CNPM; DANIEL GOMES DOS SANTOS W LOEBMANN, CNPM; DANIEL DE CASTRO VICTORIA, CNPM; EDSON LUIS BOLFE, CNPM; LUCIANA SPINELLI DE ARAUJO, CNPM.
Título: Mapeamento em larga escala de uso e cobertura da terra utilizando sensoriamento remoto multifonte.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 17., 2015, João Pessoa. Anais... São José dos Campos: INPE, 2015.
Páginas: p. 3303-3310.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Mapeamento de uso e cobertura da terra.
Conteúdo: Esse trabalho tem como objetivo apresentar e discutir uma proposta preliminar de método de encadeamento de dados multifonte/multisensor aliado ao refinamento de técnicas de processamento semi-automáticas aplicados ao mapeamento de uso e cobertura da terra. Os procedimentos que serão detalhados à seguir surgiram de duas iniciativas/demandas da Embrapa Monitoramento por Satélite: o mapeamento multitemporal da expansão da cana-de-açúcar no estado de São Paulo (Koga-Vicente et al., 2012), e o Macro Zoneamento Ecológico Econômico do Estado do Maranhão (MacroZee-MA) (Batistella et al., 2013). Tal objetivo enquadra-se na perspectiva e necessidade premente de monitoramento do território brasileiro como base para a gestão de demandas de expansão agrícola, preservação ambiental, utilização sustentável de recursos naturais, bem como suporte à decisão estratégica baseada em dados geospaciais. Os resultados do método em questão mostraram-se extremamente satisfatórios, aqui representado pelo mapeamento de uso e atualização das bases de cobertura da terra do estado do Maranhão realizados durante o projeto MacroZEE-MA.
Thesagro: Sensoriamento Remoto.
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
4500.pdf906,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace