Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1015787
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 20-Mai-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: CAPALBO, D. M. F.
Informaçães Adicionais: DEISE MARIA FONTANA CAPALBO, CNPMA.
Título: Estado da arte em estudos de biossegurança ambiental de organismos geneticamente modificados e a prática da Embrapa.
Edição: 2005
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS, 3., 2005, Passo Fundo/RS. Anais... Passo Fundo/RS: Embrapa Trigo; SEMP, 2005.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Biosegurança
OGM
Conteúdo: Os melhoristas de plantas cultivadas, em todo o mundo, são merecedores de grande reconhecimento, pois, graças ao seu esforço contínuo, a produção de alimentos não perdeu para o aumento maciço da população mundial. Por outro lado, atualmente o consumidor exige que os alimentos ofereçam mais garantias do que em outras épocas da história. Estas mudanças se refletem busca contínua de melhoria genética das plantas cultivadas. No cenário brasileiro, a segurança alimentar é uma questão estratégica para que toda a população disponha de alimento de boa qualidade, com garantias de conservação,isento de microrganismos patogênicos e de componentes ou contaminantes que venham a causar danos ao consumidor. No âmbito nacional como no internacional, o problema alimentar se verá agravado pela distribuição desigual do solo agrícola. A China, por exemplo, possui 25% da população mundial, porém só representa 7% do solo cultivável do planeta. Durante o último período em que a população mundial se duplicou, de 3 bilhões em 1960 para 6 bilhões em 2000, a produção de alimentos aumentou em paralelo (ALIMENTACIÓN, s.d.). Isso foi possível pelo uso de variedades melhoradas geneticamente, como já mencionado, pela otimização de técnicas de cultivo e outras inovações em irrigação e manejo de culturas, além de outras causas como geração de pesticidas mais eficazes, novos fertilizantes, entre outros. Estes sucessivos saltos da produção de grãos e das exportações, que acontecem no Brasil e no cenário mundial, vêm suscitando reações de otimismo em vários segmentos da sociedade, que entendem que tais saltos reforçam a competitividade de várias cadeias produtivas. Entretanto, parte dessa vantagem acaba perdida ao longo de estradas, portos,armazenamento e burocracia (BUAINAIN & SILVEIRA, 2003).
Thesagro: Melhoramento
NAL Thesaurus: Biosecurity
Genetically modified organisms
Ano de Publicação: 2005
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005AA015.pdf7,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace