Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1015870
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 20-Mai-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: BOEIRA, R. C.
MAXIMILIANO, V. C. B.
FAY, E. F.
SOUZA, M. D. de
MORAES, M. P. G. de
Informaçães Adicionais: RITA CARLA BOEIRA, CNPMA; VIVIANE CRISTINA B MAXIMILIANO, CNPMA; ELISABETH FRANCISCONI FAY, CNPMA; MANOEL DORNELAS DE SOUZA, CNPMA; Maira Priscila G. de Moraes, Bacharel em Química.
Título: Comparação de métodos para determinação de cálcio, magnésio e potássio em resíduos agropecuários.
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM RESÍDUOS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL; CICLO DE CONFERÊNCIAS SOBRE POLÍTICA E GESTÃO AMBIENTAL, 2004, Costão do Santinho, Florianópolis/SC. [Anais...] Costão do Santinho, Florianópolis/SC.: ICTR, NISAM, 2004. p. 2081-2087.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Digestão via úmida.
Conteúdo: O uso de resíduos orgânicos na agricultura contribui para a reciclagem da energia (matéria orgânica) e dos nutrientes neles contidos, ao mesmo tempo em que previne seu descarte inadequado que poderia resultar em contaminação ambiental. Diversos desses resíduos contêm teores expressivos de nutrientes, e podem, portanto, substituir parcial ou totalmente as adubações minerais. No entanto, o conhecimento das características químicas, físicas e biológicas de resíduos potencialmente úteis como fonte de nutrientes é limitado pela falta de métodos de análise específicos, padronizados e amplamente aceitos. Independentemente de sua natureza, a análise química de resíduos agropecuários é efetuada conforme métodos usados na análise de tecidos vegetais e também de materiais inorgânicos. Neste trabalho, avaliou-se a eficiência de decomposição de três misturas de digestão via úmida: ácido sulfúrico + água oxigenada, ácido nítrico + ácido perclórico e ácido nítrico + ácido clorídrico (água régia).Concomitantemente, foi avaliada a precisão dos resultados obtidos, em função do uso de três diferentes massas de amostras no processo de digestão: 0,050, 0,100 e 0,200 g. Foram utilizados cinco resíduos, três deles in natura (bagaço de cana, esterco caprino verde, esterco caprino curtido) e dois transformados (um produto derivado de cama de frango e um de origem indefinida). As digestões foram efetuadas em sistema aberto, em blocos digestores. O método de digestão com a mistura [ácido sulfúrico + água oxigenada]utilizando-se massa de amostra de 0,200 g de resíduos orgânicos apresentou maior taxa de recuperação de Ca, Mg e K do que os demais métodos.
Thesagro: Resíduo orgânico
Cálcio
Magnésio
Potássio
Resíduo Agrícola.
Ano de Publicação: 2004
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005AA027.pdf3,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace