Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1015875
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2004
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BOEIRA, R. C.
LIGO, M. A. V.
MAXIMILIANO, V. C. B.
Additional Information: RITA CARLA BOEIRA, CNPMA; MARCOS ANTONIO VIEIRA LIGO, CNPMA; VIVIANE CRISTINA B MAXIMILIANO, CNPMA.
Title: Degradação da fração orgânica de lodos de esgoto.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM RESÍDUOS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL; CICLO DE CONFERÊNCIAS SOBRE POLÍTICA E GESTÃO AMBIENTAL, 2004, Costão do Santinho, Florianópolis/SC. [Anais...] Costão do Santinho, Florianópolis/SC.: ICTR, NISAM, 2004. p. 1551-1559.
Language: pt_BR
Keywords: Lodo de esgoto
Description: Embora lodos de esgoto possuam um teor relativamente alto de carbono orgânico, há um expressivo consumo de matéria orgânica no solo logo após sua aplicação, até que seja alcançado novo equilíbrio da relação C:N. Neste trabalho, apresentam-se resultados obtidos em laboratório, referentes à degradação da fração orgânica de dois lodos de esgoto, provenientes das estações de tratamento de Franca/SP (doméstico) e de Barueri/SP (urbano-industrial). As doses utilizadas dos lodos foram equivalentes à aplicação de 3, 6, 12 e 24 Mg/ha (Franca) e 8, 16, 32 e 64 Mg/ha (Barueri). Determinaram-se as perdas de carbono, na forma de CO2, em câmaras sem circulação forçada de ar, após 57 dias de incubação dos lodos em latossolo.De um modo geral, o comportamento dos dois lodos foi semelhante. No período inicial de decomposição ocorreram as maiores perdas de carbono; 50% ou mais da degradação total dos tratamentos ocorreu nos primeiros 15 dias. A biodegradação estimada média dos tratamentos (lodos x doses) foi de 15%.
Thesagro: Solo
Carbono
Mineralização
Data Created: 2015-05-20
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005AA029.pdf4,62 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace