Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1015876
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 20-Mai-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: BOEIRA, R. C.
SOUZA, M. D. de
HERMES, L. C.
ABAKERLI, R. B.
FAY, E. F.
Informaçães Adicionais: RITA CARLA BOEIRA, CNPMA; MANOEL DORNELAS DE SOUZA, CNPMA; LUIZ CARLOS HERMES, CNPMA; Rosangela B. Abakerli, Embrapa Meio Ambiente; ELISABETH FRANCISCONI FAY, CNPMA.
Título: Procedimento para linearização de isotermas de adsorção de clomazone.
Edição: 2005
Fonte/Imprenta: In: CONGRESO VIRTUAL IBEROAMERICANO SOBRE GESTIÓN DE CALIDAD EN LABORATORIOS, 3., 2005, Madrid. Libro de comunicaciones: tomo I. Madrid: Ministério da Agricultura, Pesca y Alimentación, 2005. p. 255-259.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: O comportamento de produtos químicos em solos resulta de numerosas interações com os constituintes de suas diferentes frações, especialmente com minerais de argila e materiais húmicos. A partição dos herbicidas entre as fases líquida, sólida e gasosa determina seu movimento e grau de disponibilidade em solos e, conseqüentemente, no ambiente. A relação quantitativa entre o que é retido nas frações sólidas do solo ? adsorção ? e o que permanece em solução, em equilíbrio, é descrita por isotermas de adsorção. O conhecimento dessa relação permite que, através de técnicas de modelagem, se façam predições do destino do produto, em termos de contaminação ambiental. Neste trabalho mostra-se a obtenção de isotermas de adsorção através do ajuste linear de dados experimentais obtidos no laboratório a modelos matemáticos utilizados em estudos de adsorção, obtendo-se estimativas do coeficiente de adsorção de clomazone em Planossolo utilizado para cultivo de arroz irrigado no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil.
Thesagro: Herbicida
NAL Thesaurus: Clomazone
Ano de Publicação: 2005
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005AA030.pdf1,84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace