Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1016796
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 1-Jun-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: CASTRO, J. M. da C. e
OLIVEIRA, A. R. de
SIMOES, W. L.
Informaçães Adicionais: JOSE MAURO DA CUNHA E CASTRO, CPATSA; ANDERSON RAMOS DE OLIVEIRA, CPATSA; WELSON LIMA SIMOES, CPATSA.
Título: Registro de nematoides em cana-de-açúcar sob diferentes manejos de palhada no Semiárido brasileiro.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: In: WORKSHOP AGROENERGIA: MATÉRIAS PRIMAS, 9., 2015, Ribeirão Preto. Anais... Ribeirão Preto: APTA: IAC, 2015.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Saccharum spp
Cana crua
Cogeração de energia.
Conteúdo: A palhada da cana-de-açúcar pode se constituir matéria-prima para a cogeração de energia. Entretanto, a quantidade de palhada que deve permanecer no solo ou que pode ser retirada para fins energéticos ainda não está definida. Um dos aspectos que necessita de estudos é a compreensão da interferência da palhada na dinâmica da população de nematoides no solo. Assim, o objetivo deste trabalho foi identificar e quantificar os nematoides fitoparasitas associados ao sistema radicular da cana-de-açúcar conduzida sob diferentes níveis de palhada na superfície do solo. O estudo foi desenvolvido em área de produção de cana-de-açúcar irrigada por gotejamento subsuperficial, em Juazeiro, BA. Adotou-se o delineamento em blocos casualizados, com cinco tratamentos à base de 100%, 75%, 50%, 25% e 0% da palhada remanescente do ciclo de cultivo anterior, dispostos em quatro blocos. Amostras de solo e de raízes foram coletadas e os nematoides foram extraídos, quantificados e identificados quanto ao gênero. Os diferentes percentuais de palhada não interferiram na população de nematoides. Concluiu-se que a população de fitonematoides não representa um fator limitante ao manejo de retirada da palhada para a produção de energia. O gênero Pratylenchus deve ser monitorado por se tratar de um nematoide prejudicial à cana-de-açúcar.
Thesagro: Cana de açucar
Nematóide
NAL Thesaurus: Sugarcane
Pratylenchus.
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Anderson2015.pdf288,3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace